Introduza pelo menos 5 caracteres.
Desporto 25 de março de 2016

Castelo Branco: Benfica homenageia campeões de 59/60 no 92º aniversário

Por: Cristina Valente

O Benfica e Castelo Branco, comemorou os seus 92 anos, com uma gala onde prestou homenageou à equipa que na época de 59/60 se tornou Campeã Nacional da 3ª Divisão.

O Benfica e Castelo Branco, comemorou os seus 92 anos, com uma gala onde prestou homenageou à equipa que na época de 59/60 se tornou Campeã Nacional da 3ª Divisão.

Em palco estiveram os ex-atletas Henrique Silva, Sebastião e David, e familiares de Juca e Graça. Atletas que na época de 59/60 faziam parte da equipa que se tornou campeã Nacional da 3ª Divisão. A estes "heróis" o clube ofereceu uma réplica da camisola que usaram naquela época com o seu nome, e perante a plateia, levantaram a taça que conquistaram em 1960.

Com uma sala cheia de atletas e técnicos, atuais e antigos, adeptos e amigos do clube, António Machado, presidente da coletividade afirma que os 92 anos clube servem para "renovar os valores e compromissos em que nasceu e se construiu a história do clube".

Manuel Candeias, Presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, lembrou que o Benfica e Castelo Branco é um dos clubes que mais tem contribuído para o aumento de número de atletas inscritos da Associação de Futebol, "são os clubes como o Benfica e Castelo Branco, os responsáveis pela expansão do futebol distrital. O futebol distrital, a região e o concelho muito devem ao Benfica e Castelo Branco, são muitos os anos ao serviço da nossa comunidade".

Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia, deixou palavras de estimulo à equipa Sénior, que luta pela subida de divisão, e de respeito ao clube," pelos seus 92 anos de história".

O autarca lembrou que a Junta cumpriu aquilo que lhe foi pedido à um ano e "equipou o estádio municipal, com novo equipamento de som, cumprimos a promessa e a nossa obrigação" afirmou Jorge Neves.

Luís Correia, autarca Albicastrense, fechou o período de intervenções, considerando que a história do Benfica e Castelo Branco, faz parte da história da cidade e do concelho.

"O trabalho que tem sido feito por esta direção, tem engrandecido ainda mais o clube, nós [autarquia] gostamos de nos rever em instituições como o Benfica e Castelo Branco" afirma Luís Correia.

O Presidente da Câmara deixou um repto ao Clube, "não fizemos obras naquele campo para tê-lo nesta divisão, foi precisamente para aumentar a responsabilidade do Benfica e Castelo Branco, para poderem subir de divisão".

Na gala comemorativa o Benfica e Castelo Branco ofereceu algumas bolas de futebol ao Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, para ajudar os reclusos a ocupar algum do seu tempo.

O clube distinguiu vários atletas com os prémios assiduidade e Espirito Desportivo. No escalão Benjamins B João Gonçalo venceu os dois prémios.

No escalão Benjamins A Joe Lopes foi o vencedor do prémio Assiduidade e Guilherme Falcão o prémio Espirito Desportivo.

Infantis B Francisco Coelho ( Chiquinho) e Manuel Morais foram os vencedores do prémio Assiduidade e Manuel Morais venceu o Prémio Espirito Desportivo.

Em Infantis A Leandro Valente e João Lopes venceram o prémio Assiduidade e Leandro Valente venceu também o prémio Espirito Desportivo.

No escalão de Iniciados B o prémio assiduidade foi para Tiago Pires, e o prémio Espirito Desportivo foi para Rodrigo Lopes. Em Iniciados A Gonçalo Sousa, recebeu o prémio assiduidade e César Martins o prémio Espirito Desportivo.

No escalão de Juvenis Gonçalo santos recebeu o prémio Assiduidade e Tiago Mendes o Prémio Espirito Desportivo. Nos Juniores Ricardo Gonçalves (no clube há 11 épocas) recebeu o prémio Assiduidade, e Luís Silveiro o prémio Espirito Desportivo. Em Seniores Femininos Bruna Nair venceu o prémio Assiduidade e Sandra Martins o prémio Espirito Desportivo.

Musicalmente participaram na gala, o Grupo de dança inclusiva do Lar Residencial da APPACDM, que foi aplaudido de pé, por todos os presentes, a Associação de Tocadores de Concertina de Castelo Branco, a equipa de Infantis B do SBCB, que mostrou que além de jogar futebol, também sabe tocar e cantar e os Black dots, grupo de Castelo Branco, onde estão dois ex-atletas do clube.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!