Por: Diario Digital Castelo Branco
A 2ª edição do Torneio Infantil “José Melo”, cuja organização foi da responsabilidade do Clube Atlético Fundanense, decorreu este domingo passado, dia 10, dando cumprimento ao Calendário Associativo.
A 2ª edição do Torneio Infantil “José Melo”, cuja organização foi da responsabilidade do Clube Atlético Fundanense, decorreu este domingo passado, dia 10, dando cumprimento ao Calendário Associativo.
A cidade do Fundão acolheu este Torneio, que tem dois objetivos primordiais: proporcionar aos atletas Infantis (11 anos) e Iniciados (12 anos) uma competição muito próxima do que acontece nos escalões superiores, e, homenagear o Mestre José Melo, refere o comunicado a que o Diário Digital teve acesso.
O Mestre José Melo, conta com mais de 40 anos ligados à modalidade, sendo que o Judo Distrital muito lhe deve, atendendo ao trabalho desenvolvido, preferencialmente, na zona da Cova da Beira (Fundão e Covilhã).
Nesta homenagem estiveram presentes cerca de meia centena de judocas de todo o país, representado oito clubes, que foram os seguintes: Atlético Clube Fundanense, Academia de Judo de Castelo Branco, Escola de Judo Ana Hormigo, Sport Benfica e Tortosendo, Sport Lisboa e Benfica, Clube de Judo de Torres Novas, Colégio Coração Sagrado de Maria (Lisboa) e o Vitória Futebol Clube (Setúbal).
Os judocas do distrito estiveram em bom nível, ao vencerem três das dez categorias que decorreram. Relativamente à competição por equipas, esta foi ganha pela Escola de Judo Ana Hormigo, logo seguido pelo Vitória Futebol Clube e Sport Lisboa e Benfica, que se classificarem, respetivamente, no segundo e terceiro lugar.
De destacar a estreia de novos árbitros nesta competição, recém-formados na nossa Associação, no Curso que teve lugar entre os dias 1 e 3 de abril. Este curso foi destinado a novos árbitros bem como à reciclagem. O curso contou com a presença de 32 judocas,
em representação de clubes das Associações de Castelo Branco, Portalegre e Coimbra.
Na sessão de abertura esteve presente o atual Presidente da ADJCB, Fernando Paussão Lopes, bem como José Manuel Barroso, primeiro presidente da Associação e histórico elemento do judo distrital e nacional, tendo já desempenhado funções na Federação Portuguesa de Judo. O dia final foi destinado à avaliação prática e teórica dos candidatos. Os 14 judocas que prestaram provas neste fim-de-semana conseguiram a aprovação no curso, sendo desta forma os mais recentes árbitros nas suas Associações.
Em comunicado enviado ao Diário Digital, a ADJCB dá os parabéns aos novos árbitros, com votos de muito sucesso na sua nova área de intervenção no Judo, com provas dadas no Torneio deste domingo e agradece ao Árbitro de Elite, Jorge Fernandes, pela preleção do curso e todo o empenho e dedicação durante o mesmo.”
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet