Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 23 de agosto de 2011

Comandante distrital de Castelo Branco considera "urgente rever dispositivo" da GNR

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O comandante distrital da GNR de Castelo Branco, Hélder Almeida, afirmou hoje à Lusa, a poucos dias de deixar o cargo, que é “urgente rever o dispositivo da Guarda no distrito”, adequando-o às necessidades da região.

O comandante distrital da GNR de Castelo Branco, Hélder Almeida, afirmou hoje à Lusa, a poucos dias de deixar o cargo, que é “urgente rever o dispositivo da Guarda no distrito”, adequando-o às necessidades da região.

Segundo aquele responsável, “salvo algumas exceções, o dispositivo distrital data de há 40 ou 50 anos”, sem se adaptar às mudanças demográficas, às novas acessibilidades e meios tecnológicos.

Sugere, por isso, que as adaptações passem por reanalisar “a malha de postos no distrito, tanto o número de postos como a sua localização, assim como o número de efetivos em cada um”.

Hélder Almeida admite que há locais onde já não se justifica haver postos e outros onde até deve haver reforço. “A revisão passa por também aí”, uma vez que a GNR “tem mais viaturas e há mais e melhores acessibilidades”.

Há capacidade de mobilização de patrulhas “em menos tempo”, destaca, realçando que, “nas aldeias quase desertas, os residentes continuam a precisar de segurança, mas é possível chegar a esses locais em muito menos tempo e com mais frequência”.

Para Hélder Almeida, “é urgente rever o dispositivo da GNR no distrito para, com os mesmos efetivos e os mesmos meios, ter maior capacidade de resposta”.

O comando da GNR de Castelo Branco compreende cinco destacamentos (Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Sertã) e uma unidade de trânsito, 31 postos territoriais e 690 efetivos.

Aquele responsável admite que o pior período que atravessou no distrito aconteceu entre 2009 e o último ano, numa altura em que se aconteceram vários suicídios entre militares da GNR na região.

Hélder Almeida diz mesmo que foi “um período dramático”.

Natural do Fundão, onde reside, Hélder Almeida comanda a GNR no distrito de Castelo Branco desde 2004 e deixa o cargo no âmbito da rotação normal entre funções, que o vai levar a partir de 1 de setembro para o lugar de subinspetor no Comando-geral da GNR.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!