Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara Municipal de Manteigas está a construir um Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela, que será mais um “pólo de atração turística do concelho”, disse hoje à Lusa o autarca local.
A Câmara Municipal de Manteigas está a construir um Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela, que será mais um “pólo de atração turística do concelho”, disse hoje à Lusa o autarca local.
Segundo o presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, o equipamento que está em fase de construção, vai abrir as portas no próximo ano, representando um investimento de cerca de 400 mil euros.
O autarca assume que o espaço será uma “porta de entrada” para o vale glaciar, pois localiza-se “num ótimo local para [o visitante] iniciar uma visita pedonal a todo o vale glaciar e, constatar que tudo aquilo que viu [no Centro Interpretativo], está ali bem visível” no terreno.
O equipamento vai ocupar uma antiga Casa do Guarda, junto do Viveiro das Trutas, no início do acesso ao vale glaciar, a partir de Manteigas, que já está a ser reconstruída e adaptada às novas funções.
Esmeraldo Carvalhinho adiantou que as obras estão a decorrer “a bom ritmo”, prevendo que fiquem concluídas no próximo ano, para que o espaço seja colocado ao serviço da população, funcionando como pólo de atração turística do concelho de Manteigas”.
A primeira fase do projeto, relacionada com a remodelação do edifício, está em fase de conclusão, contou, seguindo-se a segunda fase que diz respeito à instalação do equipamento informático que guarnecerá o espaço, bem como os conteúdos que permitirão que o utilizador assista a “uma demonstração de como surgiu aquele vale glaciar”.
O autarca de Manteigas explicou que o Centro Interpretativo ficará dotado com equipamentos “com tecnologia de ponta” que “vão permitir demonstrar como é que se formou o vale”, há milhares de anos, na era da glaciação.
“Há uma zona do Centro de Interpretação onde vai ser instalado equipamento para simular um voo de balão sobre o vale glaciar, ao mesmo tempo que vai acontecendo a ‘glaciação’. Depois, tem toda uma demonstração da fauna, da flora e dos aspetos geológicos de todo o vale glaciar do Zêzere”, revelou o autarca.
Em forma de U, o maior vale glaciar da Europa está integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e na Rede Natura 2000.
O equipamento também vai ter uma ‘janela’ virada para a área urbana de Manteigas, onde vão ser projetadas imagens da vila, “desde os tempos mais remotos até aos dias de hoje”, contou.
“Vai ser um equipamento interessante, que surgiu da candidatura do vale glaciar do Zêzere às ‘7 Maravilhas Naturais de Portugal’”, admitiu Esmeraldo Carvalhinho.
Lembrou que a candidatura apresentada pela autarquia “atingiu os três primeiros lugares na categoria de grandes relevos e, daí, surgiu esta ideia de criar o Centro Interpretativo”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet