Por: Diario Digital Castelo Branco
A 3ª edição Triatlo do Sabugal realizou-se neste fim de semana, competição que abrangeu duas Provas pontuáveis para o Campeonato Nacional de Clubes e uma Prova Aberta.
A 3ª edição Triatlo do Sabugal realizou-se neste fim de semana, competição que abrangeu duas Provas pontuáveis para o Campeonato Nacional de Clubes e uma Prova Aberta.
Pelo Clube de Triatlo do Fundão (CTF) participaram no evento 13 triatletas, distribuídos pelas duas Provas pontuáveis para o Campeonato Nacional de Clubes, a saber, Prova disputada na distância Olímpica e Prova de Estafetas, bem como na Prova Aberta.
No sábado pelas 14.30 h iniciou-se a Prova Olímpica, tendo os triatletas que cumprir 1500 m de natação na barragem do Sabugal, 40 km de ciclismo de estrada e 10 km de corrida disputada nas principais avenidas da vila. A equipa masculina do Portugal Talentus foi a grande vencedora, tendo nas senhoras triunfado o coletivo do Rio Maior Triatlo. Pela equipa do CTF os primeiros três triatletas a cortar a meta foram Ricardo Franco, Vítor Pereira e Luís Gonçalves. Em termos individuais os vencedores foram Gil Maia do S.L. Benfica e Pamella Oliveira do Rio Maior Triatlo. Por escalões e mais uma vez em destaque, Júlio Martins do CTF venceu em Vet5.
No domingo realizou-se a Prova Aberta e a Prova de Estafetas, ambas disputadas na zona da praia fluvial do Sabugal, em formato Super-Sprint (300 m natação/8 km ciclismo/2 km corrida).
Na Prova Aberta o triatleta do CTF Guilherme Pires conquistou um brilhante 3º lugar final, numa competição que serviu de seleção para os campeonatos do escalão Youth (cadetes/juvenis) e que contou com os melhores jovens triatletas nacionais.
A Prova de Estafetas foi disputada por equipas de três elementos, em que cada triatleta teve de cumprir um triatlo na distância Super-Sprint. Em femininos venceu a equipa do Sporting C.P. e em masculinos venceu a tripla do S.L. Benfica. O CTF participou com três triplas masculinas e uma feminina. A equipa do CTF-A composta por Guilherme Pires, Vítor Pereira, Ricardo Franco; a equipa CTF-B constituída por Luís Gonçalves, Rogério Pires, António Catarino; a equipa feminina do CTF-C composta por Maria Rico, Maria Matos, Joana Pires e a equipa CTF-D formada por Afonso Gonçalves, João Matos, Júlio Martins. De realçar o resultado obtido pela equipa do CTF-B que no escalão de veteranos subiu ao 2º lugar do pódio. Foram registadas as seguintes participações individuais/coletivas (resultados disponíveis até ao momento):
III Triatlo do Sabugal
|
Triatlo Olímpico - CN Clubes (sábado)
Ricardo Franco Vítor Pereira Luís Gonçalves Rogério Pires Miguel Silva João Matos Júlio Martins - 1º Vet 5
|
Prova Aberta (domingo) Guilherme Pires – 3º Absoluto
Estafetas - CN Clubes (domingo)
CTF-A (Pires, Pereira, Franco) CTF-B (Gonçalves, Pires, Catarino) – 2º Veteranos CTF-C (Rico, Matos, Pires) CTF-C (Gonçalves, Matos, Martins)
|
Mais uma etapa do Campeonato Nacional de Clubes cumprida pelo CTF, marcada pela convivência desportiva entre as várias gerações de triatletas do Clube que estiveram em ação.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet