Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 15 de junho de 2016

Castelo Branco: Paulo Espírito Santo vence Torneio de Ténis em cadeira de rodas

Por: Cristina Valente

Paulo Espirito Santo, da Escola de ténis José Mário Silva, foi o vencedor do 4º Open de Ténis em Cadeira de rodas Cidade de Castelo Branco, que decorreu no passado fim de semana, nos courts da Associação de ténis do distrito.

 

Paulo Espirito Santo, da Escola de ténis José Mário Silva, foi o vencedor do 4º Open de Ténis em Cadeira de rodas Cidade de Castelo Branco, que decorreu no passado fim de semana, nos courts da Associação de ténis do distrito.

Neste Torneio, participaram 5 atletas, vindos de vários pontos do país

A nível nacional são federados nesta modalidade 11 atletas, Joaquim Nunes, responsável pelo desporto adaptado da Federação de ténis, diz que o torneio de Castelo Branco, é uma mais valia para os atletas porque é uma prova já consolidada no calendário nacional, "neste momento no calendário nacional, acontecem sete provas, algumas de forma irregular, enquanto que esta é consistente e de qualidade".

Esta é uma das modalidade efetivas dos Jogos Paraolímpicos, desde Barcelona, mas os atletas Portugueses nunca conseguiram alcançar os mínimos para estar presentes.

"Os jogados têm que estar pelo menos classificados nos primeiros 150 do mundo, e o melhor que nós temos, neste momento está a 300, Paulo Espirito Santo [vencedor deste torneio]" afirma Joaquim Nunes.

Para o responsável da federação, a primeira preocupação é aumentar o número de praticantes, "só com uma base alargada, é que temos a possibilidade de selecionar os mais aptos" por outro lado outra das preocupações é conseguir atrair jovens atletas, "os atletas que temos já têm alguma idade, Paulo Espirito Santo tem 67 anos, Carlos Leitão tem 47, ou seja o nosso jogador mais novo tem 37 anos, precisamos de uma base mais alargada e mais jovem a jogar" conclui.

José Manuel Jorge, presidente da Associação de Ténis de Castelo Branco, apoia esta iniciativa desde a primeira hora, e pretende continuar,  "é uma modalidade que gostamos de apoiar, pelo esforço dos atletas".

A ação decorre em conjunto com a Escola Superior de Educação - Unidade Curricular de desportos adaptados, Nuno Barata professor responsável pela Unidade considera muito importante para os alunos terem contacto com a realidade, "é importante para eles contactar com os atletas e perceberem ao vivo com funciona a modalidade".

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!