Por: Diario Digital Castelo Branco
A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco contou com 29 judocas em competição, no ‘Campeonato Nacional de Juvenis’ e na ‘V Super Copa de Espanha’, no passado sábado, dia 11, arrecadando 4 medalhas e diversos lugares de honra em ambas as provas.
A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco contou com 29 judocas em competição, no ‘Campeonato Nacional de Juvenis’ e na ‘V Super Copa de Espanha’, no passado sábado, dia 11, arrecadando 4 medalhas e diversos lugares de honra em ambas as provas.
O Campeonato Nacional de Juvenis realizou-se em Odivelas, e contou com a presença de vinte judocas, sendo uma das maiores representações de judocas do distrito num Campeonato Nacional, nos últimos anos. Marcaram presença, a Academia de Judo de Castelo Branco, Atlético Clube Fundanense e Escola de Judo Ana Hormigo, refere o comunicado enviado ao Diário Digital.
O Judo Distrital conseguiu assim mais duas medalhas, uma de ouro e outra de prata, continuando imparável na concretização de bons resultados, traduzidos nos seis honrosos lugares de pódio, já alcançados por judocas do distrito, nos três Campeonatos Nacionais realizados este ano: Cadetes, Juniores e Juvenis.
A judoca Francisca Jorge (EJAH), na categoria de -48kg, demonstrou, uma vez mais, a boa forma evidenciada ao longo desta época, pois já havia vencido os três Torneios anteriores onde tinha participado. Desta feita, ao vencer a sua categoria, conquistou o título de Campeã Nacional de Juvenis. A judoca venceu todos os combates, sendo o combate da final o mais disputado, uma vez que foi necessário recorrer ao “ponto de ouro” para obter o título.
A medalha de prata foi conseguida pela judoca Maria Rosário (EJAH), na categoria de -40kg. Também esta foi uma categoria bastante disputada, já que três judocas se encontravam com os mesmos pontos, sendo necessário recorrer a critérios regulamentares de desempate, para definir a classificação final, e ganhar desta forma a medalha de prata. A judoca Maria Rosário acaba por ficar com o Título de Campeã Nacional de Juvenis, devido à primeira classificada não ser portuguesa.
Referência justa, ainda, para o judoca João Batista (ACF), que obteve o 5º lugar, perdendo por pouco no combate de atribuição da medalha de bronze, cedendo apenas nesta fase da competição.
De realçar os resultados obtidos por Rodrigo Santos (AJCB), 7º na categoria de -73kg, e os 9º lugares obtidos por Bruno Gonçalves (EJAH), na categoria de -38kg, Afonso Folgado (EJAH), na categoria de -42kg, João Dias (EJAH) na categoria de -60kg e Manuel Salvado (EJAH), na categoria de -66kg.
Participaram ainda na prova, Carolina Pinheiro (AJCB) na categoria de -52kg, Beatriz Riscado (EJAH) e Beatriz Costa (ACF) ambas na categoria de -57kg, Leandro Serra (EJAH), na categoria de -38kg, Luís Gil (AJCB), na categoria de -42kg, João Gardete (AJCB), na categoria de -46kg, Ricardo Pinho (AJCB), na categoria de -50kg, Alberto Gomes (EJAH), na categoria de -55kg, João Gregório (EJAH) na categoria de -60kg, Diogo Gonçalves (AJCB) e Diogo Corte (EJAH), ambos na categoria de -66kg e Rodrigo Baltasar (EJAH), na categoria de +81kg.
No mesmo dia, em ‘Terras de Espanha’, na cidade de Cáceres, realizou-se a ‘V Super Copa de Espanha Junior’, com a presença de 9 judocas em representação da Seleção Distrital de Judo de Castelo Branco, no escalão de Juniores. Esta prova contou com a presença de judocas de toda a Espanha, visto ser uma das principais provas a contar para o ranking Espanhol Junior.
Nesta prova, foram obtidas mais duas medalhas para o Judo Distrital: na categoria de -78kg, a judoca Beatriz Milheiro obteve um excelente 2º lugar, demonstrando uma vez mais os bons resultados já obtidos em Portugal, e a judoca Inês Ascensão, na categoria de -57kg, obteve um honroso 3º lugar, numa categoria bastante disputada. Este resultado é promissor para as atletas da seleção distrital e constitui um bom indicador para o esperado sucesso nas provas que se avizinham em Portugal.
Destaque ainda para os 7ºs lugares de Vítor Geirinhas (-73kg) e Guilherme S. Pedro (-90kg), e 9ºs lugares de André Pinho (-66kg) e Ana Moura (-63kg). Participaram ainda Ihor Kucherha (-60kg), José Farias (-60kg) e André Gonçalves (-66kg).
Este foi, sem dúvida, um “Fim-de-semana de Ouro”, demonstrando de forma inequívoca, uma vez mais, o rumo de sucesso do Judo Distrital. Estes resultados espelham a forte colaboração entre todos os clubes do distrito, fruto de um trabalho sério e concertado, numa estreita colaboração com a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco. Sem esquecer o passado, continuaremos a viver o presente, mas com os olhos posto no futuro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet