Politécnico de Castelo Branco estabelece parceria com Ponte de Sor

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) celebrou hoje um protocolo com a Câmara de Ponte de Sor assente no desenvolvimento de atividades nas áreas académica e de investigação aplicada no âmbito do Campus Aeronáutico daquele município.

  • Educação
  • Publicado: 2016-07-11 16:00
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) celebrou hoje um protocolo com a Câmara de Ponte de Sor assente no desenvolvimento de atividades nas áreas académica e de investigação aplicada no âmbito do Campus Aeronáutico daquele município.

"Existe a possibilidade de termos uma participação já, mais direta e imediata, relacionada com a proteção civil, uma vez que a Câmara [Ponte de Sor] inaugurou há pouco tempo um Campus aeronáutico", disse hoje durante a assinatura do protocolo o presidente do IPCB, Carlos Maia.

O protocolo agora celebrado vai ainda possibilitar à instituição de ensino superior de Castelo Branco ministrar cursos técnicos superiores profissionais e outros de formação breve, direcionados para necessidades específicas que venham a ser identificadas de acordo com os projetos que estão em marcha em Ponte de Sor.

A partir de agora vai ser constituída uma comissão conjunta do IPCB e Câmara de Ponte de Sor para elaborar um plano de intervenção nas áreas da aeronáutica, da proteção civil, ambiental e energética a desenvolver no Campus Aeronáutico.

“Sentimo-nos muito lisonjeados por termos sido procurados pelo município para integrar também esta rede de parcerias", disse.

Já o presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Pereira Hilário, explicou que a assinatura deste protocolo com o IPCB constitui mais um importante passo para o desenvolvimento do aeródromo municipal de Ponte do concelho.

"O aeródromo é um projeto de base territorial que teve sempre como âmbito ultrapassar aquelas que são as fronteiras do próprio concelho e da região. Isso, felizmente, tem acontecido", sublinhou.

O Campus Aeronáutico dispõe de uma infraestrutura com três pisos e 2.300 metros quadrados, com salas de formação, estudo, áreas polivalentes, zonas de refeição e dormitório.

Apoia a atividade da escola de Treino e Formação (ATO) e do ensino superior, sendo que neste momento a autarquia já tem celebrados protocolos com o Instituto Superior de Educação e Ciências, Universidades de Évora e da Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Portalegre e Castelo Branco.

"Pensamos que um projeto e investimento desta grandeza nunca poderia ficar órfão do suporte académico e científico. E começámos a trabalhar no sentido de sabermos que parceiros nos poderiam dar ainda mais sustentabilidade ao projeto. O IPCB, desde a primeira hora, mostrou-se totalmente disponível para colaborar connosco", sustentou.

Por último, o autarca explicou que a estratégia de um município como o seu tem que ser sempre no sentido da criação de um ‘cluster' regional e nunca de um ‘cluster' em Ponte de Sor.

O protocolo tem uma vigência de três anos, prorrogável tacitamente por iguais períodos, caso não seja denunciado por qualquer das partes.

PUB

PUB

PUB

PUB