Por: Diario Digital Castelo Branco
O Clube de Triatlo do Fundão (CTF) marcou presença na jornada dupla de competições supervisionadas pela Federação de Triatlo de Portugal deste fim de semana. Um total 11 triatletas do clube disputaram o III Triatlo Cross de Abrantes e o V Aquatlo de Coruche.
O Clube de Triatlo do Fundão (CTF) marcou presença na jornada dupla de competições supervisionadas pela Federação de Triatlo de Portugal deste fim de semana. Um total 11 triatletas do clube disputaram o III Triatlo Cross de Abrantes e o V Aquatlo de Coruche.
No sábado realizou-se o III Triatlo Cross de Abrantes, competição pontuável para a Taça de Portugal PORterra. O evento teve lugar junto à barragem de Castelo de Bode, em Aldeia do Mato (Abrantes), sendo o desafio composto por um segmento de natação com 750 m de extensão, um percurso de BTT com 19 500 m e 5000 m de corrida final.
Em Abrantes, os triatletas do CTF Ricardo Franco e António Catarino e Vítor Pereira, alcançaram os três melhores tempos que garantiram um honroso 4º lugar na classificação por equipas masculinas.
Individualmente, Ricardo Franco foi o melhor entre os triatletas do clube, alcançando o 18º lugar absoluto. Tal como aconteceu na edição de 2015, subiram ao pódio Vítor Pereira que alcançou o 2º lugar em Vet 2, enquanto António Catarino repetiu a vitória em Vet 3. Miguel Silva terminou no 37º posto da geral (11º Vet 1).
No domingo realizou-se o V Aquatlo de Coruche, competição que englobou uma prova pontuável para o Campeonato Nacional Jovem (Triatlo) e uma Prova Aberta (Triatlo) que decorreram durante a manhã, realizando-se à tarde a prova de Aquatlo a contar para o Campeonato Nacional Individual/Cadetes/Juniores. No evento participaram 7 triatletas do CTF, distribuídos pelas diversas provas.
Nas provas do Campeonato Nacional Jovem (Triatlo), a Escola de Triatlo do CTF marcou presença através de 4 participantes, que obtiveram o 28º lugar por equipas na competição. Os jovens do Clube cumpriram os desafios propostos com galhardia, num dia marcado pela convivência desportiva e pelo aproveitamento das aprazíveis condições da zona ribeirinha de Coruche.
A prova de Aquatlo, que definiu os campeões nacionais individuais/cadetes/juniores, foi composta por um segmento de natação na distância de 750 m, a que se seguia uma corrida final na extensão de 5 km.
O cadete Guilherme Pires após ser o segundo do seu escalão a sair da água, viu-se obrigado a interromper a prova durante o segmento de corrida devido a uma forte indisposição, que o impediu de concluir a competição. Entre os triatletas do CTF, a melhor prestação individual masculina pertenceu a Luís Gonçalves que obteve o 47º lugar. Por escalões, destaque novamente para Luís Gonçalves que conquistou o 3º lugar em Vet 1, enquanto Maria João Rico subiu ao 2º lugar do pódio em Vet2.
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o CTF felicita a todos os triatletas pelo esforço e resultados obtidos, que tanto dignificam o nosso clube, acumulando um total de 4 pódios conquistados neste fim de semana.
Foram registadas as seguintes classificações individuais:
|
III Triatlo Cross de Abrantes Ricardo Franco - 18º Absoluto / 9º Sen António Catarino - 21º Absoluto / 1º Vet 3 Vítor Pereira - 28º Absoluto / 2º Vet 2 Miguel Silva - 37º Absoluto / 11º Vet 1
|
V Aquatlo de Coruche
CN Individual de Aquatlo Guilherme Pires - DNF Luís Gonçalves - 47º Individual / 3º Vet 1 Maria João Rico - 27º Individual / 2º Vet 2
CN Jovem Rita Matos - 29ª Iniciados Femininos Miguel Pires - 28º Iniciados Masculinos Joana Pires - 35ª Juvenis Femininos Afonso Gonçalves - 34º Juvenis Masculinos
|
Fotos: Clarisse Henriques (3) e CTF (1)
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet