Por: Diario Digital Castelo Branco
A Unidade Móvel de Saúde junta-se aos veraneantes que nesta época balnear optam pelas praias fluviais do concelho de Proença-a-Nova e realiza diversos rastreios e ações de sensibilização sobre os cuidados a ter com o sol.
A Unidade Móvel de Saúde junta-se aos veraneantes que nesta época balnear optam pelas praias fluviais do concelho de Proença-a-Nova e realiza diversos rastreios e ações de sensibilização sobre os cuidados a ter com o sol.
Medição de tensão arterial, de pulsação, de concentração de oxigénio e do índice de massa corporal, testes de glicémia e colesterol, e ainda controlo de temperatura, peso e altura são os serviços disponíveis.
Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a Unidade Móvel de Saúde estará nas praias fluviais de Fróia (17 e 25 de agosto), de Cerejeira (nos dias 19 e 30), Alvito da Beira (22 e 31 de agosto), Malhadal (nos dias 23 e 26) e Aldeia Ruiva (24 e 29 de agosto) entre as 10h00 e as 12h00 da manhã e as 14h00 e as 17h00 da tarde, numa iniciativa gratuita e aberta a pessoas de todas as idades uma vez que estes rastreios são importantes para o despiste de problemas maiores.
Tendo em conta as elevadas temperaturas das últimas semanas, em que a procura pelos locais refrescantes e de descanso é elevada, haverá também sensibilização sobre os cuidados a ter com o sol uma vez que é importante ter atenção à exposição solar, principalmente em crianças nos primeiros anos de vida e idosos. Aconselha-se a ingestão de bastantes líquidos, evitando assim a desidratação, o uso de roupas de cores claras e chapéu, não esquecendo o protetor solar, e evitar a exposição solar nas horas de maior calor.
Neste mês de agosto, o técnico da Unidade Móvel de Saúde junta-se também à Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova para realizar alguns rastreios aos utilizadores da Bibliomóvel.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet