Concurso Internacional de Guitarra com inscritos de vários países

Mais de 60 músicos, de vários países, já se inscreveram para o concurso integrado na segunda edição do Festival Internacional de Guitarra de Amarante, que este ano vai decorrer de 9 a 19 de setembro.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-08-31 21:50
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Mais de 60 músicos, de vários países, já se inscreveram para o concurso integrado na segunda edição do Festival Internacional de Guitarra de Amarante, que este ano vai decorrer de 9 a 19 de setembro.

Fonte da organização avançou hoje à Lusa que estão inscritos músicos de Itália, Austrália, Brasil, Cuba, Alemanha, Espanha, Argentina, Polónia, Ucrânia, Holanda e Portugal.

O concurso terá várias categorias, a partir dos oito anos de idade. Na categoria F, para maiores de 20 anos, o montante do primeiro prémio é de 5.000 euros.

Em 2015, o primeiro prémio do concurso foi conquistado por Francisco Morais Franco, um jovem da Covilhã. O segundo lugar foi assegurado pelo ucraniano Marko Topchii, que já ganhou mais de meia centena prémios em vários pontos do mundo.

O evento decorreu nas instalações do Centro Cultural de Amarante, o que também vai acontecer este ano.

Segundo a fonte, a edição de 2016 "contará com grandes nomes", destacando os músicos Francesco Buzzurro, Adriano del Sal e Aniello Désiderio.

O Centro Cultural de Amarante, entidade organizadora, sublinha que os objetivos da edição inaugural, realizada em 2015, foram alcançados, nomeadamente a divulgação da guitarra como instrumento solista.

Outro grande objetivo do evento, que era tornar Amarante uma "referência cultural internacional", também foi alcançado, segundo a organização, graças à presença dos músicos estrangeiros que atuaram no festival e de todos os jovens estrangeiros que participaram no concurso.

A Câmara de Amarante apoia este festival. O presidente José Luís Gaspar tem destacado a importância de projetar o concelho além-fronteiras, graças à presença de inúmeros músicos de vários pontos do mundo e de muitos espetadores que se deslocam a Amarante para assistir aos espetáculos.

Os três principais concertos (Adriano de Sal e Norberto Gonçalo da Cruz, Carlo Marchione e Aniello Désiderio) terão entradas pagas (10 euros). Os restantes serão gratuitos.

PUB

PUB

PUB

PUB