Castelo Branco: Bandas Albicastrenses reúnem-se para IV Festival Rock Remember

No próximo sábado, Castelo Branco vai regressar aos anos 60, 70, 80 e 90 para recordar bandas de rock que na altura faziam sucesso na cidade albicastrense. A partir das 21 horas, no pavilhão da Associação do Bairro do Valongo, 19 bandas de rock vão voltar a subir ao palco,

  • Cultura
  • Publicado: 2016-09-22 06:41
  • Por: Patrícia Calado

No próximo sábado, Castelo Branco vai regressar aos anos 60, 70, 80 e 90 para recordar bandas de rock que na altura faziam sucesso na cidade albicastrense. A partir das 21 horas, no pavilhão da Associação do Bairro do Valongo, 19 bandas de rock vão voltar a subir ao palco,

“Vai ser um momento de festa, de convívio e revivalismo da música em Castelo Branco. Há elementos que já não víamos há 20 e outros há 40 anos, que também já não tocavam. Tornámos a encontrá-los”, referiu José Ramos, da organização.

Nesta quarta edição, vão assim estar reunidas bandas que fizeram parte da história do concelho albicastrense desde os anos 60 até hoje, acabando por recordar “bons momentos passados nos velhos tempos de estradas”.

“Reúnem-se nestes momentos de fraternidade, de amizade. Há músicos que transitam de uma banda para outra, mas isso é muito vulgar, porque a música funciona como o futebol. Em agosto e em janeiro, o futebol tem as épocas de transferência, na música, a partir de setembro também há a época de transferência. No meu caso e o de José Ramos, chegávamos ao final do ano e transferíamo-nos de uma banda para outra. Neste momento está tudo tratado para que as 21 bandas façam mais uma vez história em palco”, esclareceu Amável Pires, da organização.

Para além das 19 bandas, foram convidadas duas da atualidade: For Now e os White Void. Amável Pires contou ainda, em conferência de imprensa na sexta-feira, que os ensaios já começaram, tendo ficado “impressionadíssimo”.

“Fiquei impressionadíssimo com o facto de ver ontem um baterista com quase 70 anos a tocar. Significa que os Rolling Stones afinal não são a única banda do mundo com pessoal daquela idade a tocar”.

Para além das 19 bandas antigas, há ainda mais bandas que fazem parte da história da cultura musical de Castelo Branco, todavia, não puderam comparecer. Para Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, este é um “evento que diz muito da memória e da história de Castelo Branco”.

“Vão estar aqui todos os conjuntos musicais de Castelo Branco a atuar, portanto é também uma homenagem à nossa cultura musical. Achamos que é importante reviver os nossos conjuntos de rock aqui em Castelo Branco, um momento de festa, em que se reencontram muitos dos músicos destas bandas que se calhar passam o ano inteiro sem se verem e, aquilo que os uniu no passado, volta a unir neste evento”, disse o autarca.

O pavilhão da Associação do Bairro do Valongo recebe assim, para além dos For Now e White Void, os Irmãos Quatro, Vampiros, Vértice, Frama, Pêndulo, Paranoid, Cometas Negros, Existência, Zaranza Beat, Ultimatum, Sexteto a Tempo, FP93, Flashback, Feedback, Modus & Costumes, Ponto Final, Feet, Nova Versão, Existência, Contraponto.

 

 

PUB

PUB

PUB

PUB