Caloiros recebidos na Covilhã com Semana da Integração Solidária

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) vai promover, entre segunda e quinta-feira, a "Semana da Integração Solidária", em que as ações de solidariedade substituem outras formas de fazer praxe.

  • Educação
  • Publicado: 2016-09-30 17:04
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) vai promover, entre segunda e quinta-feira, a "Semana da Integração Solidária", em que as ações de solidariedade substituem outras formas de fazer praxe.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da AAUBI, Francisca Castelo Branco, explicou que esta iniciativa cumpre objetivos muito importantes, já que contribui para "integração saudável" dos novos alunos, ao mesmo tempo que sensibilizará os alunos mais velhos para a necessidade de se apostar em novas formas de fazer praxe.

"Temos noção de que não mudamos mentalidades de um dia para o outro, mas é mais um passo para mostrar que a integração se pode fazer de forma positiva. Ou seja, que é possível fazermos uma praxe de efetiva integração e convívio em detrimento de praxes mais abusivas", apontou.

A representante dos alunos naquela instituição de ensino superior sediada na Covilhã lembrou que a iniciativa é realizada com as várias instituições de solidariedade abrangidas e que no âmbito da primeira edição, no ano passado, mereceu elogios dos próprios caloiros.

"Tivemos um ‘feedback’ muito positivo com os alunos a dizerem-nos que esta era efetivamente uma praxe que promove o conhecimento da cidade e a interação com a comunidade, sendo que alguns até passaram a fazer voluntariado nas instituições", apontou Francisca Castelo Branco.

Para esta edição, entre as atividades estão, por exemplo, a realização de tardes culturais e dinâmicas nos lares de terceira idade em que os jovens tocam música para os mais velhos, organizam bailaricos e até pintam as unhas às senhoras.

Com outras instituições, proceder-se-á à recolha de alimentos e de papel ou até a limpezas e separação de roupas até à pintura de paredes e murais.

A própria AAUBI também organizará uma atividade que estará inserida na campanha "os teus pais podiam viver aqui" e que visa a "promoção da boa vizinhança".

"Temos algumas queixas relativamente ao barulho no exterior do bar académico e o pretendemos é evitar essas atitudes. Portanto, vamos pintar um muro do edifício que também serão escritas frases de sensibilização para que os alunos se lembrem que devem evitar incomodar os vizinhos", explicou.

No último dia será ainda realizada a "corrida de integração solidária", cujo valor simbólico da inscrição reverte a favor de uma instituição que será indicada pelo curso vencedor.

PUB

PUB

PUB

PUB