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Castelo Branco lança Plataforma Tecnológica de Aprendizagens para o ensino básico

A Câmara Municipal de Castelo Branco desenvolveu uma Plataforma Tecnológica de Aprendizagens para o Ensino Básico, que permite aos alunos o acesso gratuito a conteúdos de aprendizagem de matemática e de português.

  • Educação
  • Publicado: 2016-10-18 12:46
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal de Castelo Branco desenvolveu uma Plataforma Tecnológica de Aprendizagens para o Ensino Básico, que permite aos alunos o acesso gratuito a conteúdos de aprendizagem de matemática e de português.

O projeto Tecnologias de Informação e da Comunicação - Recursos Educativos Digitais (TICRED) vai estar disponível no início do segundo período letivo para o ensino da matemática e para os alunos do 4.º ano do ensino básico.

Para cada disciplina, são propostas lições explicativas dos vários conteúdos, fichas de avaliação e outros objetivos educativos digitais complementares, que podem ser estudados e experimentados na componente de estudo autónomo ou servir de recurso para serem utilizados em contexto de sala de aula por parte dos professores.

A plataforma vai estar disponível não só para os alunos, como para professores, pais e encarregados de educação.

"Espera-se que o projeto TICRED revele as suas potencialidades ao nível das aprendizagens escolares dos alunos, de modo a que possa vir a ser uma referência nacional em termos de um esforço explícito de política educativa de uma autarquia em prol da comunidade educativa", explica o vereador responsável pelo pelouro da cultura e da educação, Fernando Raposo.

Numa primeira fase, o projeto vai privilegiar os anos terminais de ciclo (4.º, 6.º e 9.º ano), por serem, alguns deles, alvos de avaliação externa por parte do Ministério da Educação, nomeadamente ao nível da matemática e do português.

A plataforma do TICRED foi desenvolvida por uma empresa tecnológica de Castelo Branco e para cada ciclo de escolaridade tem uma equipa de docentes responsáveis pela conceção dos recursos educativos digitais para cada área disciplinar abrangida pelo projeto.

A contratualização e seleção desta equipa é da responsabilidade do município local, sendo que o projeto contempla a possibilidade de qualquer docente poder ser, enquanto autor, construtor de novas lições ou de objetivos educativos digitais destinados a um tópico de uma determinada disciplina.

"O objetivo passa por criar-se uma verdadeira comunidade educativa, de forma que a plataforma esteja em constante desenvolvimento e enriquecida sistematicamente com novos objetos de aprendizagem", sustenta Fernando Raposo.

Cada área do saber, matemática, português ou outra, tem um consultor científico e pedagógico com a responsabilidade de garantir a operacionalização do projeto, sobretudo ao nível da garantia da qualidade dos recursos educativos digitais produzidos, e deve assegurar que as dúvidas colocadas possam ter uma solução efetiva no menos período de tempo.

O projeto terá ainda um conselho científico e pedagógico, que inclui os consultores científicos e pedagógicos, os diretores dos agrupamentos de escolas do concelho e o presidente do município ou um vereador por si designado, a quem compete definir e aprovar as áreas disciplinares por ciclos de escolaridade.

Os consultores do TICRED, em cada uma das suas áreas disciplinares, em parceria com o Centro de Formação Contínua de Professores do Altotejo e da autarquia, devem também garantir a formação contínua dos professores sobre a plataforma tecnológica.

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