Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara de Penamacor volta a dinamizar entre 07 e 25 de dezembro o "Penamacor Vila Madeiro", evento que alia o maior madeiro de Natal de Portugal a diversas atividades festivas e que pretende atrair visitantes ao concelho.
A Câmara de Penamacor volta a dinamizar entre 07 e 25 de dezembro o "Penamacor Vila Madeiro", evento que alia o maior madeiro de Natal de Portugal a diversas atividades festivas e que pretende atrair visitantes ao concelho.
"Creio que com pouco dinheiro conseguimos fazer uma programação cultural diversificada e para todas as faixas etárias. Queremos que possa ser um cartaz cultural atrativo e que possa trazer gente a Penamacor, não só das freguesias, mas também de toda a região e de todos os pontos do país", referiu o presidente do município, António Luís Beites (PS).
Com atividades de animação musical e de rua programadas para os fins de semana entre os dias 07 e 25 de dezembro, o "Penamacor Vila Madeiro" contará com espetáculos de música, tasquinhas de gastronomia, espaços de exposição e um mercado de Natal, que ajudam a dinamizar as principais artérias da vila.
Segundo António Luís Beites, a adesão da população local a estas iniciativas é cada vez mais entusiasta, ao ponto já se ter verificado alguma dificuldade para se encontrar espaços.
Os momentos altos do programa continuarão a realizar-se nos dias 08 e 23 de dezembro, ou seja, primeiro quando os troncos do madeiro são transportados para junto da Igreja num cortejo que é habitualmente muito participado, e, depois, dia 23 de dezembro, à meia-noite, hora em que se acende a tradicional fogueira de Natal.
Além disso, a edição deste ano contará também com uma aposta educativa e ambiental, sendo que está prevista uma atividade específica para as crianças, que se baseia numa prova de orientação - Orimadeiro - e a qual é vista pela organização como uma mais-valia para os mais novos, já que os ajudará a consciencializar sobre os processos de tomada de decisão.
"Na vertente educativa e ambiental temos também uma ação de sensibilização que se realiza no centro escolar e que será centrada na temática do sobreiro, árvore que está tão intimamente relacionada com a tradição do nosso enorme madeiro. Ou seja, queremos começar nas escolas a fazer a sensibilização sobre as questões ambientais", afirmou o presidente deste município do distrito de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet