Autarquia promove concurso nacional com o Bordado de Castelo Branco

O Bordado de Castelo Branco tem recebido uma atenção especial por parte do Município Albicastrense. Há quatro anos, foi criada a Oficina-Escola do Bordado de Castelo Branco, com o intuito de garantir a continuidade e qualidade da produção deste bordado. 

  • Cultura
  • Publicado: 2016-11-30 07:08
  • Por: Cristina Valente

O Bordado de Castelo Branco tem recebido uma atenção especial por parte do Município Albicastrense. Há quatro anos, foi criada a Oficina-Escola do Bordado de Castelo Branco, com o intuito de garantir a continuidade e qualidade da produção deste bordado. Entretanto, está a ser construído o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, um equipamento que será o centro nevrálgico de produção, comercialização, promoção e estudo sobre este ex-líbris do concelho. Um espaço que de acordo com Luís Correia, “deverá ser inaugurado em meados de 2017”.

Ora, com esta aposta forte naquilo que é a senha identitária do território de Castelo Branco, a autarquia decidiu não ficar por aqui e está a promover o Primeiro Concurso de Moda com a aplicação do Bordado de Castelo Branco.

Pretendemos dinamizar as matérias ligadas ao Bordado de Castelo Branco. Este concurso vai levar o nome de Castelo Branco pelo país fora, num setor que também é importante para nós.”, afirmou Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, durante a apresentação do concurso.

Os participantes devem apresentar coordenados, na categoria de vestuário ou calçado, com a aplicação do Bordado de Castelo Branco. Este concurso está aberto a participantes de nacionalidade portuguesa e a estudantes do ensino superior de todo o país e/ou diplomados em Design de Moda há menos de seis anos.

Até às 18 horas do dia 31 de janeiro, os projetos devem ser entregues na Oficina-Escola Bordado de Castelo Branco. Segundo o regulamento, “os projetos admitidos têm de primar pela criatividade e originalidade, inovação, viabilidade e sustentabilidade económica, devendo sempre, adequar e respeitar o mercado e o público-alvo”.

Os coordenados que ganharem vão ser apresentados no desfile Castelo Branco MODA 2017, onde serão entregues os prémios. O primeiro prémio é de 1500 euros, o segundo de 1000 euros e o terceiro é de 500 euros”, informou o edil.

Relativamente ao júri, a conceituada designer de moda Alexandra Moura vai fazer parte da equipa de jurados, juntamente com Manuel Serrão em representação do Porto Fashion Week, Catarina Cunha, da Associação Nacional de Jovens Empresários, Jorge Fiel, do T Jornal, um representante da Câmara Municipal de Castelo Branco, outro da ADRACES e um representante da Associação para o Bordado de Castelo Branco. 

PUB

PUB

PUB

PUB