Diário Digital Castelo Branco - Companhia de teatro do Fundão apresenta peça no Rio de Janeiro Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Companhia de teatro do Fundão apresenta peça no Rio de Janeiro

A ESTE - Estação Teatral, com sede no Fundão, vai apresentar a partir de hoje e até domingo o espetáculo "Terra Sonâmbula" no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, Brasil.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-01-12 08:33
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A ESTE - Estação Teatral, com sede no Fundão, vai apresentar a partir de hoje e até domingo o espetáculo "Terra Sonâmbula" no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, Brasil.

"Estabelecemos contactos com uma produtora brasileira que já conhecia o nosso trabalho e conseguimos que ‘Terra Sonâmbula’ fosse inscrito no cartaz do Teatro Cacilda, que é uma sala que tem um público muito firmado e que está mais ligada à vertente da dança e da música e, nesse sentido, a nossa peça enquadra-se perfeitamente, uma vez que é um espetáculo muito coreográfico e físico", referiu à agência Lusa o diretor artístico da ESTE e encenador da peça, Nuno Pino Custódio.

Lembrando que esta é a segunda apresentação da ESTE no Brasil e que além disso a companhia já fez digressão por outros países como Espanha, Cabo Verde ou Alemanha, este responsável vincou a importância destas experiências em termos do "enriquecimento" que as mesmas possibilitam.

Criado em 2015, a partir de um romance de Mia Couto, "Terra Sonâmbula" foi encenada de acordo com a premissa que rege a ESTE no sentido de que o trabalho possa funcionar "não só no Fundão e na região, como em qualquer outra parte", podendo, todavia, sofrer adaptações de acordo com a reação e sinais do público.

Nas apresentações a realizar no Brasil, a peça será trabalhada tendo em conta a diferença do cenário e do equipamento, mas, pelo menos no primeiro espetáculo, manterá a linguagem criada.

"Estamos a falar de um espetáculo muito físico em que há uma grande margem de crescimento e um contacto muito forte com o público. Portanto, se em palco sentirmos que há necessidade de fazer compreender melhor a mensagem, certamente que nos dias seguintes trabalharemos isso", apontou Nuno Pino Custódio.

Depois do Brasil, onde serão realizadas quatro apresentações, a ESTE regressa a Portugal para uma curta carreira na Sala Estúdio do Centro Cultural de Belém, que receberá a peça "Terra Sonâmbula" entre os dias 26 e 29.

Mais um conjunto de apresentações que Nuno Pino Custódio reputa de "bastante importantes", designadamente no que concerne à "visibilidade" da companhia.

"Infelizmente, há um pouco a ideia de que se não se mostrar o trabalho nas grandes cidades ele não existe, por isso, também tentamos estar presente nestes espaços", referiu.

PUB

PUB

PUB

PUB