Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 27 de fevereiro de 2017

Sporting vence Fundão e revalida título da Taça da Liga de Fusal

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Sporting revalidou este domingo  o título da Taça da Liga de futsal, ao bater o Fundão por 4-0, num jogo que foi uma reedição da final do ano passado.

O Sporting revalidou este domingo  o título da Taça da Liga de futsal, ao bater o Fundão por 4-0, num jogo que foi uma reedição da final do ano passado.

O Fundão acusou hoje sinais de desgaste por ter disputado duas partidas que exigiram muito esforço físico e mental, o que foi aproveitado pelo Sporting, com uma posse de bola paciente e calculada, para abrir espaços numa defesa com garra, mas esgotada.

Aos 12 minutos, o 'laboratório' de Nuno Dias deu resultados, com o lançamento lateral de Léo a encontrar Dieguinho, que rematou forte e colocado para o primeiro golo da partida, tendo o Sporting dilatado a vantagem dois minutos depois, num remate em desequilíbrio de Cavinato, e, aos 19, Deo fez o 3-0, numa jogada individual culminada num 'disparo' forte.

Na segunda parte, o Sporting limitou-se a gerir o jogo, desgastando ainda mais a equipa do interior, que, nos primeiros 10 minutos, não criou qualquer ocasião de perigo e passou a jogar com guarda-redes avançado.

A tática utilizada pelos fundanenses acabou por fazer 'ricochete', aos 32 minutos, quando Fortino intercetou a bola e rematou de uma área à outra para fazer o quarto da partida.

Até ao apito final, o Fundão não conseguiu quebrar a 'muralha' erguida pela defensiva 'leonina', que só incomodou Marcão num remate de Waltinho, a 40 segundos do final, para uma grande defesa do 'guardião'.

 

Declarações depois da final da Taça da Liga:

João Nuno Ribeiro [treinador do Fundão]: "Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao Sporting, é um justo vencedor. Tivemos 12 minutos muito bons, em que dividimos o jogo e tivemos oportunidade de fazer golo. Depois do primeiro golo caímos animicamente e tivemos dificuldade em entrar no jogo. O Sporting foi claramente superior.

Gostaria de enaltecer o grupo e esta equipa. É uma equipa jovem que tem muito potencial e fez uma boa prova na Taça da Liga. Estamos tristes por não conseguir o nosso objetivo, que era surpreender e ganhar o jogo. Queríamos dar uma alegria aos fundanenses que merecem, tal como este grupo de trabalho. Os indicadores são muito positivos e julgo que o futuro será muito risonho.

Neste tipo de competição, na qual realizámos dois jogos em três dias, com muita intensidade, nós sabíamos que se chegássemos à final teríamos essa desvantagem [desgaste]. Não temos a possibilidade de ter uma rotação que o Benfica e o Sporting têm. Sabíamos que não íamos ter esse escudo e queríamos disputar a partida com a nossa identidade e irreverência, mas diria que o desgaste foi um factor importante."

Nuno Dias [treinador do Sporting]: "Num balanço mais global da competição, a nossa vitória foi inteiramente justa. Fomos claramente a melhor equipa ao longo destas três jornadas, com mais qualidade e melhor futsal.

Em relação ao jogo de hoje, encontrámos um adversário difícil, com muita qualidade, e só com os níveis de concentração nos limites e encarar o jogo da uma forma séria é que foi possível vencer este troféu. Esbarrámos contra uma equipa de qualidade. Os números falam por si e acho que não há muito mais a dizer sobre esta vitória.

O que fez a diferença hoje foi a qualidade individual dos atletas do Sporting. Sou um privilegiado por ser treinador de atletas deste nível. O nosso trabalho, as tarefas ofensivas e defensivas, a estratégia delineada, a forma como nos organizamos em campo foi o que nos levou à vitória. Na minha opinião teve tudo a ver com a qualidade individual dos atletas, colocando os interesses coletivos à frente dos individuais.

Este triunfo é importante porque traduziu um titulo e nós vivemos de conquistas. É o culminar de uma fase intermédia da época muito boa. O Sporting perdeu a primeira competição, na supertaça, numa fase prematura da época, em que tínhamos atletas a voltar do campeonato do Mundo. Mas agora conseguimos um trajeto que tem sido irrepreensível, com o primeiro lugar na liga, sem derrotas. Ainda esta conquista inequívoca e duas passagens na UEFA. Só temos de fazer um balanço muito positivo do que tem sido o nosso trabalho destes meses."

Jogo realizado no Pavilhão Multiusos, em Gondomar.

Sporting - Fundão, 4-0.

Ao intervalo: 3-0.

Marcadores:

1-0, Dieguinho, 12 minutos.

2-0, Cavinalto, 14.

3-0, Deo, 19.

4-0, Fortino, 32.

 

Equipas:

- Sporting: Marcão, Diogo, João Matos, Deo e Leo. Jogaram ainda: Paulinho, Varela, Caio Japa, Cavinato, Fortino e Dieguinho.

Treinador: Nuno Dias.

- Fundão: Iago Sanchéz, Márcio, Eskerda, Waltinho e Teka. Jogaram ainda: Erik, Nuno Couto, Yuyo e Danny. 

Treinador: Bruno Travassos.

 

Árbitros: Eduardo Coelho e Filipe Duarte.

Ação disciplinar: Nada a registar.

Assistência: 2.680 espetadores.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!