Por: Diario Digital Castelo Branco
A primeira prova pontuável para a Taça de Portugal XCO decorreu no passado fim-de-semana em Marrazes e o Team Bicicletas Santiago/A.C.D.Carapalha esteve presente.
A primeira prova pontuável para a Taça de Portugal XCO decorreu no passado fim-de-semana em Marrazes e o Team Bicicletas Santiago/A.C.D.Carapalha esteve presente.
Circuito com algumas alterações em relação aos anos anteriores, 100% ciclável e com um misto entre a componente técnica e física. Um excelente fim-de-semana de BTT, com muito público a assistir.
José Perquilhas presidente da Associação Cultural e Desportiva da Carapalha esteve a apoiar a equipa e, refere em nota de imprensa, que “Marcámos presença nesta prova com a nossa atleta Filipa Gonçalves, categoria Masters e os nossos atletas Elite, Ricardo Teixeira e Rui Carvalho, da Team Bicicletas Santiago/A.C.D.Carapalha, os resultados foram os possíveis, mas para a nossa associação e Castelo Branco devem ser um orgulho”.
Destacou-se Filipa Gonçalves que, desde início se impôs de forma marcante no desenrolar da corrida de Masters femininas, andou sempre na luta pelos lugares do pódio, com suor e dedicação em prol de uma equipa e de uma cidade e viria a terminar no 3º lugar.
A Filipa este ano tem trabalhado bastante e apesar dos seus afazeres profissionais é uma atleta que vive com paixão a modalidade e a prova disso é que repetiu o pódio conquistado há cerca de 1 ano no mesmo local, de referir que estavam a competir as melhores como também a atual campeã nacional.
Quanto ao Ricardo Teixeira, foi dos últimos a ser chamado para a linha de partida onde estiveram em competição 110 atletas, e teve de fazer um esforço acrescido desde o início para conseguir chegar o mais à frente possível, depois de uma corrida regular terminou na 31ª posição.
Rui Carvalho, aproveitou a prova para verificar se a lesão que o tem assombrado já está ultrapassada, rolando apenas dentro das suas possibilidades físicas e recuperou lugares volta a volta, tendo terminado na 40º posição.
De realçar que na categoria Elite partiram 85 atletas, o que demonstra que o espirito de sacrifício os levou a resultados notáveis. José Perquilhas refere na mesma nota ainda que “o esforço e o sacrifício destes atletas é notável e tenho a certeza que apesar da nossa aposta ser recente os resultados em breve serão reconhecidos na região e por este país fora, não deixando de referir que os primeiros quinze, são profissionais e de destacar também a presença, não só do actual campeão nacional e representante de Portugal nos Jogos Olímpicos (David Rosa), por isso mais nos orgulha os nossos resultados. De referir que esta prova contava também para a pontuação da UCI (União de Ciclismo Internacional), com a participação de vários atletas estrangeiros. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os atletas em competição que elevaram o nome da nossa equipa e da nossa cidade, a todos o meu/nosso Bem Haja. A não esquecer o José Maria Alves por nos ter confiado este tão importante desafio, ao criar esta parceria proporcionou o regresso à modalidade, na vertente do BTT.” Conclui o dirigente.
Neste momento, a equipa Team Bicicletas Santiago/A.C.D.Carapalha tem vindo a acrescentar atletas, contando com 2 elementos femininos e 5 masculinos. “Temos a certeza que esta equipa vai ser falada por este país fora e conquistará para a região mais valias” palavras de um familiar presente. Associação Cultural e Desportiva da Carapalha levará com estes atletas o nome da associação, das Bicicletas Santiago e da cidade bem longe.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet