Percussionista João Caetano "bebeu" no Fundão inspiração ligada aos bombos

O percussionista e cantor português João Caetano apresenta hoje o seu projeto de estreia a solo no Fundão, território cuja tradição musical dos bombos o inspirou, e de onde saiu um bombo com o qual gravou em estúdio.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-06-16 19:10
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O percussionista e cantor português João Caetano apresenta hoje o seu projeto de estreia a solo no Fundão, território cuja tradição musical dos bombos o inspirou, e de onde saiu um bombo com o qual gravou em estúdio.

"Os bombos de Lavacolhos [freguesia do concelho do Fundão] estão, para mim, como a guitarra portuguesa está para o fado. Portanto apresentar-me no Fundão é algo que surge naturalmente, porque foi aqui que eu bebi a inspiração para a componente tradicional ligada aos bombos", afirmou, em declarações à agência Lusa.

A poucas horas de atuar, João Caetano explica que os bombos portugueses são "uma das peças fundamentais" deste trabalho, sendo que, em palco, utilizará "bombos próprios", inspirados nos bombos de Lavacolhos. Não opta pelos "originais", porque a sua dimensão torna "visualmente inviável" colocá-los de forma a poder usá-los ao mesmo tempo que canta.

"Ainda assim, haverá um bombo de Lavacolhos que estará no palco", ressalva o músico e cantor, sublinhando que foi esse bombo que utilizou nas gravações.

Quanto ao projeto, assenta num cruzamento entre a música tradicional portuguesa e a música e sonoridades orientais, tudo com uma abordagem própria.

"É um projeto que tem o fado, que tem poemas portugueses, que tem a música tradicional portuguesa e que integra os sons do mundo e uma roupagem mais fresca e mais moderna", resume.

Radicado em Inglaterra há dez anos, João Caetano nasceu e cresceu em Macau, mas foi em português que o seu "ADN" foi defino e é em português que escreve e apresenta este trabalho.

"Até no Ronnie Scott's cantei tudo em português e tive pessoas que, apesar de não percebem uma palavra de português, vieram dizer-me que foi o melhor concerto de abertura que viram", disse, referindo-se à sua estreia, em abril, naquele famoso clube de jazz londrino.

Depois desta atuação no Fundão, que está marcada para hoje às 21:30, na Moagem, segue-se Lisboa, onde João Caetano atua, no dia 22, às 21:30, no Teatro do Bairro.

Com um percurso musical amplo e variado, João Caetano reside no Reino Unido desde 2006, onde completou os estudos superiores, tendo depois sido convidado para integrar a banda de jazz britânica Incognito, além de acompanhar artistas e grupos.

Entre os músicos com quem tocou incluem-se Chaka Khan, Mario Biondi, Anastasia, Leona Lewis, Jessie J e Dionne Bromfield.

PUB

PUB

PUB

PUB