Diário Digital Castelo Branco - Autarquias: José Junqueiro considera eficaz Lei das Finanças Locais e defende gestão Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Autarquias: José Junqueiro considera eficaz Lei das Finanças Locais e defende gestão

O secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, considerou hoje, em Vila Velha de Ródão, que a Lei das Finanças Locais é eficaz e que a gestão "rigorosa e moderna" dos municípios potencia o desenvolvimento.

 

  • Região
  • Publicado: 2010-01-22 15:37
  • Por: Diario Digital Castelo Branco
O secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, considerou hoje, em Vila Velha de Ródão, que a Lei das Finanças Locais é eficaz e que a gestão "rigorosa e moderna" dos municípios potencia o desenvolvimento.

José Junqueiro, que falava na assinatura do Contrato-Programa de beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal 1355 - ligando o IP2 a Vale do Cobrão-Foz do Cobrão-Ladeira -, disse que "os que clamam por uma nova Lei das Finanças Locais deviam fazer uma visita aos municípios, como o de Vila Velha de Ródão, que têm uma gestão rigorosa, moderna, com espírito empreendedor, o que cria estímulos para que haja desenvolvimento e progresso”.

O facto de ter sido feita a A23, “uma aposta que começou com António Guterres, permitiu que acontecesse em Vila Velha de Ródão o que ninguém pensaria possível, o progresso, pois as obras necessárias vão-se fazendo, tal como se estão a atrair e fixar novas empresas no concelho”.

Para José Junqueiro, “esta é uma prova de que o investimento público é necessário e não é um encargo para as próximas gerações”, acrescentando que “o Governo estará sempre disponível para realizar este tipo de investimentos públicos, que ajudam no desenvolvimento dos municípios".

Em Vila Velha de Ródão, José Junqueiro homologou um contrato-programa que garante uma comparticipação de cerca de 562 mil euros para um investimento global de 1,124 milhões de euros, a realizar até 31 de Dezembro de 2011.

“Com este apoio, proveniente do Orçamento de Estado, estamos a dar um forte impulso aos concelhos do Interior, fazendo deste uma fonte de oportunidades, quer para o turismo, quer para criar postos de trabalho”, acrescentou.

A presidente da Câmara local, Maria do Carmo Sequeira, agradeceu o apoio, justificando que, isoladamente, “a autarquia não tinha meios para avançar com a requalificação destes troços de estrada”.

Maria do Carmo Sequeira lembrou ainda que, em 1990, o então autarca do município, Baptista Martins, quis transformar a Foz do Cobrão num museu vivo, tendo iniciado na altura cursos de tecelagem, uma vez que naquela aldeia existiu a primeira fábrica de tecidos do distrito de Castelo Branco.

Esta aposta foi continuada no primeiro mandato da actual autarca, em 2001, quando candidatou a Foz do Cobrão à Rede de Aldeias do Xisto.

“O desenvolvimento turístico foi e continua a ser uma das grandes apostas, pelo que este investimento, numa estrada que passa pela Foz do Cobrão, vem ajudar neste desígnio”, frisou, acrescentando que, “com a aprovação da construção da Barragem do Alvito, no âmbito do Plano Nacional de Barragens, vão começar a passar por aquele trajecto, no próximo ano, mil trabalhadores, o que também vem reforçar a importância da via”.

PUB

PUB

PUB

PUB