Fundão: Academia de Música e Dança promove 18 Concurso Internacional

Começou esta segunda-feira, 3 de julho, a 18ª edição do Concurso Internacional Cidade do Fundão. A prestigiada prova é organizada pela Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) em colaboração com o Município do Fundão.

Nas variantes de pianoguitarraviolino e violoncelo apresentam-se a concurso 135 concorrentes de Portugal, Espanha, Brasil, Alemanha e Holanda.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-07-06 07:13
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Começou esta segunda-feira, 3 de julho, a 18ª edição do Concurso Internacional Cidade do Fundão. A prestigiada prova é organizada pela Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) em colaboração com o Município do Fundão.

Nas variantes de piano, guitarra, violino e violoncelo apresentam-se a concurso 135 concorrentes de Portugal, Espanha, Brasil, Alemanha e Holanda.

Na edição de 2017 destaque-se a continuidade do Prémio Governo do Pará em que através da Fundação Carlos Gomes no Brasil o melhor concorrente de nível superior ganhará uma apresentação no Festival Internacional de Música do Pará. 

Além desse prémio o Concurso Internacional Cidade do Fundão instituiu ainda os prémios especiais do Festival de Música Espanhola de Leon (Espanha) e o do Festival Internacional Guitar Essonne (Paris) que permitem aos vencedores a realização de um concerto na programação dos referidos festivais.

Para se candidatarem aos prémios especiais os vencedores de nível superior terão de realizar uma prova recital que ocorrerá no dia 7 de julho às 21.30 na Moagem cidade do engenho e das artes no Fundão.

É exatamente na Moagem que no sábado dia 8 de julho terão lugar às 10 e 14.30 horas os concertos dos laureados.

No ano em que atinge a idade adulta o Concurso Internacional Cidade do Fundão fica marcado pela renovação dos júris de violino, violoncelo e guitarra. Maria Gomes que é professora no Conservatório Regional de Música da Covilhã integra o júri de violino e junta-se ao luso-americano Eliot Lawson, ao violinista Tiago Neto e à coordenadora do departamento de violino da AMDF Paula Galhano.

No violoncelo destaque-se a integração de Filipe Quaresma, um dos mais interessantes e reconhecidos músicos portugueses. No júri composto por Luís Sá Pessoa (escola de música do conservatório nacional) Jed Barahal (concertista) e Rogério Peixinho (professor), é ainda novidade o jovem músico (Orquestra Gulbenkian) Marco Pereira.

Na guitarra a novidade é o professor e guitarrista do Algarve Rui Martins que se junta aos professores Rui Gama (Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga), Quitó Antunes (diretor artístico do Festival Internacional Guitar Essonee) Dejan Inanovi (musicólogo) e Pedro Rufino (AMDF).

O Concurso Internacional Cidade do Fundão continua a pautar-se pelo “rigor e exigência bastante alta” e desta vez  traz ao Fundão estudantes de música de várias escolas europeias, constituindo uma “inequívoca demonstração da relevância das provas para concorrentes de nível superior”, frisa João Correia diretor executivo da AMDF.

PUB

PUB

PUB

PUB