Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 23 de outubro de 2011

Agrupamento de Escolas João Roiz debate Facebook

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Facebook e a forma como pode ser utilizado no ensino, foram o tema de uma conferencia organizada pelo agrupamento João Roiz . A iniciativa dirigida aos docentes do agrupamento, contou com a participação de Rosário Quelhas que  contou a sua experiência de utilização do Facebook em contexto educativo, no ensino superior.

O Facebook e a forma como pode ser utilizado no ensino, foram o tema de uma conferencia organizada pelo agrupamento João Roiz . A iniciativa dirigida aos docentes do agrupamento, contou com a participação de Rosário Quelhas que  contou a sua experiência de utilização do Facebook em contexto educativo, no ensino superior..

Num grupo fechado ou aberto, consoante as características do curso e das intenções do processo, a partilha de vídeos, documentos, notícias e organização de eventos, na divulgação de cursos de formação, entre outros, o Facebook pode ser uma mais-valia e um fonte de possibilidades que fomentam a criatividade, a interacção, o trabalho colaborativo. Permite, assim, prolongar o contacto com os alunos, num processo de aprendizagem com respeito pelos diferentes ritmos dos seus intervenientes.

Para os docentes os desafios na educação são cada vez maiores e usar uma ferramenta do agrado dos alunos pode ser um complemento lucrativo para todo o processo de ensino e aprendizagem.

Os responsáveis consideram que “actualmente já não se justificam polémicas quanto às potencialidades das redes sociais e, ao invés de lhes apontarmos apenas os aspectos negativos e eventuais perigos, há que manter o espírito aberto e reinventar formas de tornar a escola mais apetecível, actual e em interacção com as modificações sociais que acompanham esta realidade da comunicação global.”

Sempre com peso e medida, as tecnologias e ferramentas de comunicação, usadas com as regras básicas de segurança, são um manancial de possibilidades estimulantes que podem e devem ser exploradas. Podem promover um espírito crítico construtivo, desenvolver a solidariedade e ainda contribuir para o desenvolvimento de competências que alargam horizontes e permitem uma maior compreensão das transformações sociais, económicas, políticas e ambientais, em curso neste mundo cheio de contradições, assegurando um maior equilíbrio e responsabilidade na tomada de decisões e opções de vida.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!