Por: Diario Digital Castelo Branco
A secção de Orientação da Associação do Bairro do Cansado completou agora o seu primeiro ano de atividade. Esta secção foi criada com o objetivo de promover a prática do desporto de Orientação e de outras atividades de ar livre.
A secção de Orientação da Associação do Bairro do Cansado completou agora o seu primeiro ano de atividade. Esta secção foi criada com o objetivo de promover a prática do desporto de Orientação e de outras atividades de ar livre.
De modo a atingir esse fim, desenvolveu e conta desenvolver várias iniciativas, designadamente a organização e participação em eventos desportivos, promoção e apoio a ações de formação, promovendo a prática da Orientação junto da população do concelho de Castelo Branco.
A secção contou, neste primeiro ano, com uma equipa de seis atletas que participaram nos diferentes eventos dos 3 rankings nacionais promovidos pela Federação Portuguesa de Orientação (FPO), designadamente a Taça de Portugal de Orientação Pedestre, Taça de Portugal de Orientação em BTT e Taça de Portugal de Ori-Trail/Rogaine.
Os atletas da Associação do Bairro do Cansado obtiveram as seguintes classificações no Ranking da Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2017, constituído por 29 etapas: 3.º lugar - Dora Ferreira (D21B) 6.º lugar - Luís Quinta-Nova (H50) 20.º lugar - Vítor Lopes (H45) 29.º lugar - Nuno Carvalho (H50) 39.º lugar - António Azinheiro (H50) Salientam-se, como classificações mais relevantes, o 2.º lugar obtido pela atleta Dora Ferreira no escalão D21B do Campeonato Ibérico Feminino/ XI Trofeo Quijotes, realizado nos dias 3 e 4 de junho em Toledo, Espanha; o 3.º lugar obtido no Meeting de Orientação do Centro, em Leiria; o 2º lugar no Troféu Ori Mondego, realizado a 18 de Novembro, na Figueira da Foz; o 1º lugar no V Costa Alentejana "O" Meeting que decorreu nos dias 28 e 29 de outubro, em Santiago do Cacém; e o 1º lugar no Campeonato Nacional Absoluto, que teve lugar nos dias 1 a 3 de dezembro, em Mora.
Secção de Orientação No Ori-Trail ou Rogaine, outra disciplina de Orientação praticada em equipa, em que existe a definição de uma estratégia de forma a conseguirem o maior número de pontos possíveis no tempo limite definido para a prova, a equipa constituída pelo atleta da ABC, Luís Quinta-Nova, em conjunto com António Batista do Atlético de Torres Vedras, obtiveram o 3.º lugar na categoria Veteranos Masculinos da Taça de Portugal, constituída por 7 etapas, salientando-se as 2 segundas posições obtidas no Ori-Trail do CPOC (Sintra) e no Ori-trail de Barcelos, e a terceira posição no Rogaine dos Jogos do Sado.
Os atletas da ABC participaram, ainda, em provas da Taça de Portugal de Orientação em BTT, com Rogério Pereira a obter o 20.º lugar no escalão H40 e António Azinheiro a classificar-se em 26.º lugar. Salienta-se o 10.º lugar obtido pelo atleta Rogério Pereira nos Campeonatos Nacionais de Sprint e Distância Longa.
Em 2017 a Secção de Orientação da ABC organizou e colaborou em eventos desportivos realizados em Castelo Branco, salientando-se a organização do V Open de Orientação da ESACB no dia 1 de maio, integrado na Feira Agro-Agrária. Colaborou, igualmente, na organização da IV Etapa do Circuito Território Centro, que se realizou em Sarzedas no dia 8 de abril, bem como no Urban Challenge CB 2017, que decorreu no dia 15 de junho.
Para a época de 2018, que agora se inicia, para a participação nas provas das Taças de Portugal organizadas pela Federação Portuguesa de Orientação, a Secção conta com mais 4 atletas, perfazendo um total de 10, entre os quais três jovens.
A Secção de Orientação da Associação do Bairro do Cansado tem, igualmente, agendada a organização de uma prova da Taça de Portugal de Ori-Trail/Rogaine em outubro, bem como a realização de um circuito local constituído por 4 provas a realizar na cidade de Castelo Branco.
Serão, igualmente, organizadas treinos abertos à comunidade de Castelo Branco, com o objetivo de sensibilizar a população para a prática da Orientação, rentabilizando os 3 mapas que foram produzidos especificamente para a prática da modalidade: Zona de Lazer, Zona Histórica e Quinta da Senhora de Mércules.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet