Por: Diario Digital Castelo Branco
A organização e o investimento nos escalões de formação foi o tema que esteve em debate na 4ª edição do projeto “Aqui, Nós Fazemos Assim”.
A organização e o investimento nos escalões de formação foi o tema que esteve em debate na 4ª edição do projeto “Aqui, Nós Fazemos Assim”.
A iniciativa, promovida pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, decorreu no dia 13 de abril, no Edifício da Lagoa, na Zona de Lazer de Castelo Branco, e contou com a participação do Tiago Machado, da Associação Basquetebol Albicastrense (ABA), do Miguel Fradique, da Associação de Natação Albicastrense (ANAR), da Paula Espirito Santo, da Casa do Benfica em Castelo Branco e do Nuno Gravito, do Penta Clube da Covilhã.
A sessão foi aberta à comunidade, estando presentes treinadores, dirigentes desportivos e pais de atletas que representam as instituições convidadas para a sessão.
Nas 4 intervenções, depois de uma breve apresentação do seu historial, os clubes focaram a sua atenção na forma como estão organizados, os seus objetivos, as atividades promovidas, as estratégias de promoção da modalidade e captação de atletas, formas de financiamento e os seus constrangimentos face ao número de atividades desenvolvidas.
Reconhecendo a importância do enquadramento técnico para a formação desportiva dos mais jovens, todas as instituições reforçaram a aposta que têm feito na contratação de profissionais, professores de Educação Física e treinadores, devidamente habilitados para trabalhar nos escalões de formação.
Foram ainda apresentados resultados no que diz respeito à evolução dos seus atletas em termos desportivos e à integração de alguns em equipas com projeção a nível nacional, nas seleções distritais e nacionais.
Considerando os níveis elevados de sedentarismo da população portuguesa, foi ainda reforçado o impacto do trabalho realizado na promoção de um estilo de vida mais ativo e saudável por parte dos jovens atletas.
Após as intervenções, deu-se início ao debate sob a moderação do professor de Educação Física João Serrano, Diretor da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e associado da APEF de Castelo Branco.
Os participantes na conferência responderam de forma positiva ao desafio, contribuindo para a dinâmica da sessão. Os oradores corresponderam procurando esclarecer todas as questões apresentadas.
O projeto “Aqui, Nós Fazemos Assim”, regressa no dia 18 de maio com a presença de mais três instituições que trabalham com modalidades que ainda não foram abordadas nas sessões anteriores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet