Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 27 de abril de 2018

Castelo Branco: Escola Afonso de Paiva na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2018

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Biblioteca Municipal de Castelo Branco acolheu a Fase Municipal da 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Participaram aproximadamente 4 dezenas de alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e do Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Castelo Branco.

A Biblioteca Municipal de Castelo Branco acolheu a Fase Municipal da 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Participaram aproximadamente 4 dezenas de alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e do Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Castelo Branco.

Os alunos participantes realizaram uma prova escrita seguida de uma prova oral, a partir de obras previamente selecionadas pelo júri, designadamente: "O soldadinho de chumbo", de Hans Christian Andersen (1.º ciclo); "O livro que falava com o vento e outros contos", de José Jorge Letria (2.º ciclo); "O caso do beco das sardinheiras", de Mário de Carvalho (3.º ciclo) e "O velho que lia romances de amor", de Luís Sepúlveda (Ensino Secundário).

Ao júri, composto por Cláudia Cravo Jorge (Biblioteca Municipal), Pedro Rafael Gomes (coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares) e Margarida Morgado (Professora na Escola Superior de Educação de Castelo Branco), coube a difícil tarefa de selecionar um vencedor por cada categoria (nível de ensino). De entre os alunos apurados que irão representar o município de Castelo Branco na Fase Intermunicipal, que se realizará a 11 de maio na Biblioteca Municipal de Oleiros, o aluno Diogo Carrola do 9.º2 do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva é o vencedor na categoria do 3.º ciclo, cabendo ainda à aluna Maria Inês Roque do 6.º2 o lugar de suplente na categoria do 2.º ciclo.

Todos os participantes receberam brindes e um Certificado de Participação e os vencedores um Diploma e um cheque-vale em livros na Livraria A Mar Arte. A complementar esta iniciativa, e num momento de narração de histórias, esteve presente a sempre luminosa contadora de histórias Clara Haddad, que encantou miúdos e graúdos.

A professora bibliotecária Carla Nunes destaca mais uma vez “a relevância deste concurso, este ano e pela primeira vez englobando todos os níveis de ensino, reforçando o propósito de dar a esta celebração da leitura e da expressão um caráter mais universal e significativo, demonstrando, em imagens e momentos de que são feitos estes concursos, o verdadeiro prazer de ler”, parabenizando expressivamente todos os participantes.

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!