Por: Diario Digital Castelo Branco
Cerca de 100 crianças participaram em várias atividades na aldeia do Juncal do Campo, a iniciativa que contou também com a participação de algumas idosas do Centro Social do Salgueiro do Campo, foi realizada no âmbito da Prova de Aptidão Profissional de uma aluna da ETEPA.
Dias 26 e 27 de abril, a Associação EcoGerminar foi parceira da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA) na dinamização do circuito pedagógico do Juncal do Campo no âmbito da realização da Prova de Aptidão
Profissional, da aluna Tânia Neto do curso de Animador Sociocultural.
A atividade foi acompanhada pela equipa da EcoGerminar, nomeadamente pelo estagiário de serviço social da ESE CB, João Nabo que tem tido a incubência de aprofundar o modelo de intervenção social com base na aldeia pedagógica do Juncal do Campo.
Foram dois dias em atividades organizadas pela aldeia que contaram com a visita de quase 100 crianças provenientes do Centro Social Padres Redentoristas, da escola do Salgueiro do Campo e da pré-escola da Boa Esperança e de algumas idosas do Centro Social do Salgueiro do Campo.
As crianças e idosas tiveram a oportunidade de visitar a queijaria do Juncal do Campo, onde experimentaram um momento pedagógico com a D. Lurdes dedicado à confeção do queijo artesanal.
A visita seguiu-se com histórias contadas pela população, com base nos murais elaborados por artistas de
nível nacional e internacional, das quais se destaca a história do milhafre na loja Silva, e as várias reflexões em torno dos murais espalhados pela aldeia, onde os murais de artistas locais, em especial de Joaquim Matos do
Juncal do Campo e da Zélia Duarte de Alcains, assumem especial relevância pela valorização da cultura e património aldeão. Ao longo do percurso, as crianças tiveram a possibilidade de assistir a diversas atividades de
animação por parte dos alunos da ETEPA, incluindo representações de personagens infantis e da Disney, a Ana do Filme Frozen, a pequena Sereia e também a Ladybug e o Cat Noir foram as estrelas do dia.
O momento alto do roteiro acontece com a lavagem de roupa no tanque comunitário, devidamente acompanhado pelas canções e saberes da comunidade, que se vestem a rigor para este grande momento de euforia, brincadeira e sensibilização para a preservação dos recursos hídricos.
O dia termina com jogos tradicionais no parque de lazer do Juncal do Campo, onde as crianças tiveram a oportunidade de contactar e divertir-se com jogos tradicionais como a malha, pião, corda, carrinhos de rolamentos entre outros.
Estas atividades valorizam o património imaterial da aldeia, e proporcionam a transmissão de saberes e tradições locais a estas crianças, contribuindo também para a vivacidade e animação comunitária da aldeia. A presente atividade vem consolidar a experiência positiva e pedagógica que a EcoGerminar tem promovido no âmbito da experiência pedagógica, estando já novas visitas agendadas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet