Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 28 de maio de 2018

Idanha-a-Nova recebe a semana do Bacalhau de 31 de maio a 9 de junho

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Semana do Bacalhau em Idanha-a-Nova vai decorrer de 31 de maio a 9 de junho, um evento gastronómico inédito que envolve cerca de 40 restaurantes deste concelho raiano.

A Semana do Bacalhau em Idanha-a-Nova vai decorrer de 31 de maio a 9 de junho, um evento gastronómico inédito que envolve cerca de 40 restaurantes deste concelho raiano.

Bacalhau no Forno, Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau à Brás, Bacalhau Grelhado, Bacalhau à Casa ou Napolitana de Bacalhau são algumas das dezenas de propostas que poderá provar durante 10 dias nas diferentes freguesias (confira os restaurantes aderentes em http://idanha.pt/media/2886/bacalhau_antiguidades.pdf).

É um evento imperdível para quem não dispensa o fiel amigo à mesa. Mas é também um desafio para descobrir um Território UNESCO e os muitos estabelecimentos que vão aliar o saber da gastronomia beirã com um dos peixes de eleição dos portugueses e dos muitos espanhóis que procuram a região raiana para consumir bacalhau.

“O desafio é promover a gastronomia e o turismo, convidando os portugueses e os muitos estrangeiros que nos visitam a provar os nossos sabores e a descobrir o concelho, dinamizando a nossa economia”, adianta Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

O autarca destaca a notoriedade e qualificação que este evento traz para a oferta turística, de restauração e hotelaria do território, apostando em ementas que unem os produtos de Idanha – a única Bio Região portuguesa – ao incontornável bacalhau.

A Riberalves será o parceiro privilegiado do evento, fornecendo a matéria-prima com a qualidade que é a matriz da empresa. Desta forma, estará a promover a gastronomia portuguesa na Beira Baixa com o seu produto mais identificativo.

Esta é uma organização conjunta da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, da União de Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo, Grupo de Empresários, Diretores e Profissionais de Turismo de Termas de Monfortinho e Rosmaninhal e conta com o apoio transversal de muitos empresários de restauração do concelho. Outros apoios de referência são a Turismo Centro de Portugal e a Federação Portuguesa de Turismo Rural.

Integrada na Semana do Bacalhau, acontece nas Termas de Monfortinho a Feira de Antiguidades, Velharias e Gastronomia no fim de semana de 2 e 3 de junho, entre as 9 e as 21 horas.

A cerimónia de apresentação da Semana do Bacalhau decorreu nas Termas de Monfortinho, junto à fronteira com Espanha, onde o bacalhau é fortemente procurado por muitos turistas e visitantes.

Além do presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, estiveram presentes no lançamento do evento o presidente da União de Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo, Paulo Lopes, o representante da AHRESP e Federação Portuguesa de Turismo Rural, Ricardo Ambrósio, e o representante da Riberalves, Rui Santos.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!