Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O programa "Dez Freguesias, Dez Experiências", lançado pela Câmara de Oleiros com o objetivo de divulgar as artes, ofícios e tradições regionais e atrair turistas ao concelho, contou com a participação de 785 pessoas, foi hoje anunciado.
O programa "Dez Freguesias, Dez Experiências", lançado pela Câmara de Oleiros com o objetivo de divulgar as artes, ofícios e tradições regionais e atrair turistas ao concelho, contou com a participação de 785 pessoas, foi hoje anunciado.
"No ano de 2018, esta iniciativa permitiu que 785 participantes pudessem vivenciar experiências diferenciadoras, através da reinterpretação dos costumes e tradições imateriais, tendo assim uma oportunidade única de fazerem parte do extenso e riquíssimo histórico patrimonial do concelho", refere, em comunicado, a Câmara de Oleiros.
O programa "Dez Freguesias, Dez Experiências" insere-se no projeto Beira Baixa Cultural e decorre em articulação com as juntas de freguesia do concelho, sendo que irá decorrer ao longo de dois anos.
Os cinco primeiros ateliês decorreram nos dias 27 de janeiro, 24 de fevereiro, 28 de abril, 28 de julho e 03 de novembro, respetivamente nas freguesias de Isna, Mosteiro, Oleiros-Amieira, Cambas e Madeirã.
Os ateliês foram pensados segundo um mesmo alinhamento: um passeio pedestre interativo que proporciona experiências aos participantes, uma recriação histórica para promover a identidade das freguesias e um almoço temático, que dá a conhecer o seu património gastronómico.
Com a realização do passeio interativo, para além dos ativos histórico-culturais, são também valorizados os ativos naturais e paisagísticos.
"Todos estes elementos são vetores de diferenciação, os quais, uma vez potencializados, têm contribuído para a projeção da região e desta forma, para a captação de fluxos turísticos. Acresce ainda referir os ‘outputs’ do projeto, como os itinerários temáticos que estas experiências têm deixado no território e o número considerável de participantes que tem atraído, o que tem reforçado os níveis de autoestima das várias comunidades locais", lê-se na nota.
O município de Oleiros adianta que a iniciativa volta em 2019, com mais cinco ateliês temáticos nas freguesias de Álvaro, Estreito-Vilar Barroco, Orvalho, Sarnadas de S. Simão e Sobral.
"Nestes três anos, até ao final de 2020, no concelho de Oleiros, foram planeadas 16 ações distribuídas por quatro categorias. A operação visa construir uma rede de programação cultural destinada à valorização integrada do património, de modo a posicionar a região como um destino de excelência e atrativo para o turismo cultural, capaz de captar fluxos turísticos significativos e gerar emprego e riqueza no território", explica a autarquia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet