Por: Diario Digital Castelo Branco
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019 foram aprovados, por maioria, pela Assembleia Municipal de Proença-a-Nova na sessão realizada esta quinta-feira, 29 de novembro, com a abstenção da bancada do PSD.
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019 foram aprovados, por maioria, pela Assembleia Municipal de Proença-a-Nova na sessão realizada esta quinta-feira, 29 de novembro, com a abstenção da bancada do PSD.
O mesmo documento já tinha sido aprovado pelo Executivo municipal em reunião a 30 de outubro. Fixado em 12.062.716,00 €, o orçamento representa um aumento de mais um milhão e 285 mil euros face a 2018, potenciado pela “capacidade de financiamento devido às candidaturas submetidas e aprovadas, bem como também às transferências do Orçamento de Estado para 2019”, referiu na ocasião João Lobo que alertou para candidaturas que estão em análise e que, a serem aprovadas, podem influenciar o valor disponível para o próximo ano económico.
A floresta continua a ser uma das áreas em destaque no orçamento com mais de cem mil euros para silvicultura e caminhos florestais: “Aqui temos uma proposta diferenciada que traduz a nossa preocupação com o espaço de gestão de combustível em torno das localidades: enquanto cidadãos, estamos todos obrigados a fazer a gestão de combustível nas nossas propriedades, dentro da faixa de segurança de cem metros.
Com o apoio do Município, daremos a indicação de qual o tipo de plantação a efetuar, quer de hortifruticultura, quer do ponto de vista das folhosas, para que o trabalho de continuidade que está a ser feito seja sustentável e dê rendimento às pessoas”, esclareceu João Lobo, acrescentando que o Município irá organizar novas ações de sensibilização para reforçar a questão da segurança nos aglomerados urbanos e contextualizar o novo projeto que ainda está em fase de regulamentação.
De entre os principais investimentos do próximo ano, destaca-se o avanço da segunda fase da expansão do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA), fundamental para a instalação de novas indústrias, a pavimentação de estradas, a requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, realizada no âmbito do programa Valorizar, e que inclui a criação de um passeio pedestre, junto às margens da Ribeira da Isna, que liga as praias de Aldeia Ruiva e Malhadal.
Será dada continuidade ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, com a implementação de medidas que vão desde sessões de terapia de fala para os alunos que necessitem deste apoio à instalação da sala do futuro, um laboratório inovador de aprendizagem colaborativa que irá reforçar os processos de aprendizagem com recurso a dispositivos digitais, e o reequipamento do Centro Educativo de Sobreira Formosa, cujo edifício está ainda em fase de obra. Em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente, serão intervencionados quatro cursos de água ao abrigo do programa de estabilização das áreas percorridas pelos incêndios de 2017.
“Destaco ainda a continuidade na aposta cultural que sempre fizemos questão de potenciar, através da organização de eventos gastronómicos, concertos, teatro, passeios pedestres e um sem número de outras atividades que nos permitem sermos vistos como concelho ativo, com qualidade de vida. O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019 é um documento que reflete as prioridades deste executivo em tornamos o concelho atrativo para investir, para visitar e, naturalmente, para viver”, concluiu João Lobo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet