Diário Digital Castelo Branco - Costa afirma que todos os projetos de investimentos têm agora fonte de financiamento Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Costa afirma que todos os projetos de investimentos têm agora fonte de financiamento

O primeiro-ministro afirmou hoje que todos os projetos que constam do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 têm agora fonte de financiamento identificada, salientando que este plano não pode ser "uma floresta de desejos".

  • Economia
  • Publicado: 2019-01-11 00:00
  • Por: Jornal

O primeiro-ministro afirmou hoje que todos os projetos que constam do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 têm agora fonte de financiamento identificada, salientando que este plano não pode ser "uma floresta de desejos".

António Costa falava no final do debate quinzenal, na Assembleia da República, depois de o vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia ter acusado o PSD e o CDS-PP de serem contra o investimento público.

Tal como na sua intervenção inicial, o primeiro-ministro voltou a defender uma lógica de continuidade em relação a grandes projetos de obras públicas e disse que o PNI tem quatro áreas fundamentais: transporte e mobilidade, ambiente, energia e regadio.

"São as áreas que mais têm a ver com a estruturação do próprio território, de forma a cumprir o objetivo de melhorar a competitividade externa do país e reforçar a coesão interna para uma maior convergência com a União Europeia", apontou.

Após ter transmitido uma mensagem de abertura para que eventualmente se incluam no programa de investimentos "sugestões alternativas" provenientes de outras forças políticas, o líder do executivo destacou a importância da questão da identificação das fontes de financiamento.

"Nenhum dos projetos é apresentado sem a respetiva fonte de financiamento devidamente identificada. Ou é financiamento privado, ou do Estado, ou, ainda, por recursos aos fundos comunitários. Essa identificação é absolutamente essencial, porque o PNI não pode ser simplesmente uma floresta dos nossos desejos", salientou, aqui numa crítica indireta em relação ao anterior executivo.

O PNI, de acordo com António Costa, "tem de ser a linha de rumo que o país tem de fazer ao longo dos próximos anos".

Antes do primeiro-ministro, João Paulo Correia tinha acusado o anterior Governo PSD/CDS-PP de ter deixado para o atual executivo "problemas graves no setor financeiro", referindo então os casos do Banif e da Caixa Geral de Depósitos, e de ter apenas um plano de privatizações ao nível do setor dos transportes.

O vice-presidente da bancada do PS acusou depois "PSD e CDS-PP de não serem amigos do investimento público" e de terem deixado os projetos de investimento em infraestrutura sem qualquer financiamento.

Já a deputada socialista Hortense Martins procurou destacar a importância do PNI 2030, dizendo que envolve quase 22 mil milhões de euros.

"Será um instrumento essencial para o desenvolvimento do país ao longo da próxima década", acrescentou a deputada do PS eleita pelo círculo de Castelo Branco.

PUB

PUB

PUB

PUB