Geopark Naturtejo participou na 6ª Reunião de parceiros do Projecto ESTEAM, na Noruega

A 6ª reunião de parceiros do projeto ESTEAM (ERASMUS+) realizou-se na sede do Geopark Magma – Geoparque Mundial da UNESCO, em Egersund, na Noruega, de 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019.

  • Região
  • Publicado: 2019-02-13 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A 6ª reunião de parceiros do projeto ESTEAM (ERASMUS+) realizou-se na sede do Geopark Magma – Geoparque Mundial da UNESCO, em Egersund, na Noruega, de 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019.

Dos parceiros portugueses, participou o Professor André Azeiteiro em representação do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, bem como Mariana Vilas Boas, Carla Jacinto e Maria Manuela Catana em representação do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO. Esta reunião foi constituída por duas partes. A primeira parte foi dedicada à gestão do projeto e a segunda parte foi dedicada ao LTT (Learning Teaching Training), ou seja, ao Curso de Formação de Ensino Aprendizagem sobre a plataforma e Aplicação móvel TeachOUT.

A Empresa de Informática Islandesa, parceira do projeto, a Locatify, dinamizou o curso de formação. Muitas horas foram dedicadas ao desenvolvimento de novos trilhos e à familiarização com a App móvel e a sua plataforma, CMS. O curso de formação permitiu testar a App em dois trilhos no território do geoparque. A Locatify apresentou uma versão preliminar do guia passo-a-passo (tutorial) que está a criar para que posteriormente os professores utilizadores da App possam aprender a usá-la como ferramenta educativa nas suas aulas de campo. As escolas parceiras apresentaram as suas experiências e resultados aquando das saídas de campo em Ciências Naturais, com os seus alunos usando o TeachOUT, nos seus trilhos piloto. A Universidade de Liubliana apresentou um resumo das respostas dos alunos aos questionários após o teste-piloto realizado com a App TeachOUT em versão digital. O último dia da reunião foi dedicado ao futuro da Aplicação TeachOut, sua divulgação e promoção. A App TeachOut está pronta para ser descarregada em smartphones e tablets, e os professores podem começar a usá-la no ensino assim que obtiverem o seu próprio login e licença (etapa que está em fase de conclusão). Em cada geoparque parceiro (Magma, Idrija e Naturtejo) decorrerão workshops de formação para professores sobre a APP TeachOUT, em abril/maio. As Escolas do território do Geopark Naturtejo receberão informações para que os professores interessados se inscrevam no workshop.

A última reunião de parceiros do projeto ESTEAM decorrerá na Eslovénia, no Geopark Idrija, em 12 e 13 de junho de 2019.

PUB

PUB

PUB

PUB