Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 2 de março de 2019

PSD do Fundão satisfeito com investimento agrícola no concelho

Por: Diário Digital Castelo Branco

No âmbito dos dias abertos que o PSD do Fundão está a promover junto de empresas e instituições do concelho, a secção do Partido Social Democrata visitou ontem, no sector agrícola, a empresa Vera Cruz na freguesia da Capinha.

No âmbito dos dias abertos que o PSD do Fundão está a promover junto de empresas e instituições do concelho, a secção do Partido Social Democrata visitou ontem, no sector agrícola, a empresa Vera Cruz na freguesia da Capinha.

Trata-se de um investimento de cerca de 10 milhões de euros e que ocupa uma área de 300 hectares de plantação de amêndoas destinadas à transformação e comercialização deste fruto. Segundo o comunicado a que o DDCB teve acesso, o projecto que aguarda a classificação de projecto PIN (Projecto de Interesse Nacional), junta capital de investidores nacionais e brasileiros, criou já nesta fase 8 postos de trabalho e prevê criar em fase de crescimento dezenas de novos empregos.

A plantação está dividida em duas zonas distintas de cultura intensiva e superintensiva, e para além da comercialização da amêndoa prevê a criação de outros subprodutos como o óleo de amêndoa, o miolo de amêndoa, transformação da casca, e um conjunto de produtos turísticos associados às amendoeiras em flor que a par das cerejeiras em flor tornará o Fundão num dos concelhos mais floridos do país.

O PSD afirma que este investimento revela o bom momento e a pujança que o sector agrícola vive no concelho que representa hoje várias dezenas de milhões de euros para a economia local e que só após 2012 já foi capaz de criar mais de 200 novos postos de trabalho. 

Os Sociais Democratas destacam ainda que só nos últimos seis anos no Fundão no sector agrícola, agroalimentar e agro-florestal registou-se um investimento privado superior a 100 milhões de euros, e a nível regional o Fundão foi o concelho do país que mais verbas captou no PDR2020 com cerca de 20 milhões de euros.

A água constitui hoje um dos maiores desafios à produção e expansão agrícola da região, designadamente na zona sul do concelho ao qual o projecto de implantação nessa zona de um regadio virá dar resposta e que a sua futura aprovação estará nas mãos do Governo, mas cuja preocupação pelos longos períodos de seca que se têm registado não deixam de significar uma ameaça real para a agricultura e para os produtores do concelho.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!