Idanha-a-Nova: ESGIN desenvolve competências de Liderança

Os estudantes finalistas da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) desenvolveram competências de liderança através da LEGO® SERIOUS PLAY®. Trata-se uma metodologia que ajuda as equipas a lidar com problemas complexos de liderança, comunicação, cooperação, procedimentos, orientando processos de mudança.

  • Educação
  • Publicado: 2019-03-15
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Os estudantes finalistas da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) desenvolveram competências de liderança através da LEGO® SERIOUS PLAY®.

Trata-se uma metodologia que ajuda as equipas a lidar com problemas complexos de liderança, comunicação, cooperação, procedimentos, orientando processos de mudança.

Esta iniciativa, inserida no âmbito da unidade curricular de Liderança e Gestão de Equipas, lecionada pela docente Ana Pinto, foi desenvolvida pela Consultora BBA e contou com o apoio do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova.

Segundo informação a que o DDCB teve acesso, o workshop foi dinamizado por Raquel Soares, que procurou incentivar o pensamento criativo e a participação de todos, produzindo conhecimento através da construção de objetos. Segundo Robert Rasmussen, um dos fundadores da metodologia “Play well and have hard fun!”, esta é uma máxima que poderá funcionar como catalisador para construir metáforas e desencadear processos que provavelmente desconhecíamos.

Através da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®, os estudantes foram desafiados a pensar sobre si próprios e sobre a resolução de problemas organizacionais. Em resposta a questões colocadas, e utilizando diversas peças de Lego, os alunos foram construindo histórias (storybuilding), individuais e de grupo, as quais partilharam com os restantes participantes.

 

PUB

PUB

PUB

PUB