Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 29 de março de 2019

Seca: Albufeira que abastece regadio de Idanha-a-Nova com armazenamento abaixo do normal

Por: Diário Digital Castelo Branco

O presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova afirma que a albufeira Marechal Carmona está com um nível de armazenamento de 65%, abaixo do normal para a média do ano.

O presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova afirma que a albufeira Marechal Carmona está com um nível de armazenamento de 65%, abaixo do normal para a média do ano.

"Não prevemos que haja grandes problemas, mas temos que acompanhar a situação de perto. Em termos do fornecimento de regadio, está no limite", explicou à agência Lusa Paulo Cunha.

A albufeira Marechal Carmona, que abastece o regadio da campina de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, apresenta atualmente um armazenamento de 50 milhões de metros cúbicos de água, ou seja, está a 65% da sua capacidade.

Segundo os dados disponibilizados na página da internet da associação, em 2018, no período homólogo, a taxa de armazenamento da albufeira situava-se nos 90%, com pouco mais de 70 milhões de metros cúbicos.

"A quantidade [de água] para regadio é suficiente, com contingências", sustentou.

Paulo Cunha realçou que a falta de chuva que se verifica pode fazer com que haja uma tendência para se gastar mais água e adiantou que as culturas de primavera/verão "só podem ser feitas se houver água".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!