Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara de Idanha-a-Nova aumentou o apoio financeiro anual atribuído aos bombeiros locais, que passam a receber 240 mil euros, um aumento de 96 mil euros para o reforço em meios técnicos e humanos.
"Este aumento estabelecido através de uma adenda ao protocolo estabelecido em setembro de 2005 tem como objetivo dotar os bombeiros [Idanha-a-Nova] de mais meios, nomeadamente humanos e técnicos", afirmou ontem o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
Este município do distrito de Castelo Branco tinha protocolado, em 2005, com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, a atribuição de uma verba anual de 144 mil euros, aumentada agora para 240 mil euros anuais (20 mil euros por mês).
O autarca justifica a alteração com o apoio que os bombeiros de Idanha-a-Nova dão à população e aos turistas, nomeadamente na área da saúde e em situações de emergência.
"É importante que os visitantes e turistas saibam que existe uma resposta às suas eventuais necessidades, sabendo ainda que existe uma resposta de emergência. Ao longo do ano, Idanha-a-Nova é muito visitada por turistas e o aspeto da segurança também é muito importante", concluiu.
Os bombeiros possuem três quartéis no concelho, na vila de Idanha-a-Nova, em Penha Garcia e na Zebreira.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet