Penamacor: Alunos pensaram futuro com projetos inovadores

Penamacor recebeu pela primeira vez, o programa “Desafio de Criatividade e Inovação” (Creativity & Innovation Challenge).Esta foi a primeira vez que esta iniciativa decorreu, no dia 5 de abril, num concelho do interior do país, sendo também a primeira vez que os alunos foram desafiados a pensar o seu próprio futuro no concelho.

  • Educação
  • Publicado: 2019-04-10
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Penamacor recebeu pela primeira vez, o programa “Desafio de Criatividade e Inovação” (Creativity & Innovation Challenge).Esta foi a primeira vez que esta iniciativa decorreu, no dia 5 de abril, num concelho do interior do país, sendo também a primeira vez que os alunos foram desafiados a pensar o seu próprio futuro no concelho. Do evento, saíram três equipas vencedoras, compostas por alunos de diferentes anos do ensino secundário.

Segundo informação a que o DDCB teve acesso, um destes projetos, previa a fixação de empresas na área da tecnologia, sendo que, de uma maneira geral, consistia na criação de condições ideais para a fixação de grandes empresas, aproveitando os benefícios dos recursos endógenos da nossa região, principalmente na área da energia sustentável, como por exemplo a Tesla Portugal. Um segundo projeto, designado Beira Floresta, consistia numa empresa, que numa lógica de sustentabilidade ambiental, reaproveitava todos os desperdícios e resíduos florestais do nosso concelho/região, para fins múltiplos (como por exemplo produção de pellets, entre outros). Por fim, um terceiro projeto, na área da Agricultura Biológica, pretendia o reaproveitamento de terrenos baldios e/ou públicos para a produção de produtos biológicos.

De recordar que esta iniciativa propôs aos alunos do Ensino Secundário um desafio de criatividade e inovação que, com recurso a uma metodologia de trabalho de equipa, teve como objetivo a procura de soluções para a resolução de um problema de uma empresa ou comunidade. Nesta primeira edição, os alunos foram estimulados a refletirem sobre o seu próprio futuro no concelho de Penamacor.

Durante este dia, os participantes foram orientados por mentores. Estes mentores são empresários e dirigentes de entidades locais, que apostaram e investiram no concelho e que se pretendia que fossem vistos como uma referência para estes alunos. Destaca-se, igualmente a colaboração dos professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS).

Cada grupo de alunos teve, no final, que fazer a apresentação das suas ideias, sendo que os melhores trabalhos foram premiados por um júri. Os três projetos vencedores irão visitar o Hangar Principal da TAP e ter uma experiência no Pavilhão do Conhecimento, numa oferta da Câmara Municipal de Penamacor.

O Creativity & Innovation Challenge é um programa promovido pela Junior Achievement Portugal, sendo que esta edição resulta de uma organização conjunta desta entidade com o Município de Penamacor e com a colaboração do AERS.

A iniciativa surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pelo Município de Penamacor, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. O projeto é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

PUB

PUB

PUB

PUB