Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 20 de fevereiro de 2010

Habitação: Casa Pronta chega este ano a Castelo Branco

Por: Diario Digital Castelo Branco

Os balcões Casa Pronta, onde é possível tratar de todas as formalidades relacionadas com bens imobiliários, vão estar disponíveis em todos os concelhos do país durante este ano,afirmou o presidente do Instituto dos Registos e do Notariado.

Castelo Branco é um dos concelho onde o serviço ainda não existe, mas onde chegará este ano.
Os balcões Casa Pronta, onde é possível tratar de todas as formalidades relacionadas com bens imobiliários, vão estar disponíveis em todos os concelhos do país durante este ano,afirmou o presidente do Instituto dos Registos e do Notariado.

Castelo Branco é um dos concelho onde o serviço ainda não existe, mas onde chegará este ano.

Segundo António Figueiredo, os 333 balcões que já existem "cobrem praticamente todo o país", mas falta chegar a alguns concelhos. 

O responsável do Instituto dos Registos e do Notariado sublinhou, no entanto, que "os balcões não têm competência territorial, ou seja, as transações dos bens imóveis podem ser feitas em qualquer balcão independentemente do local onde se encontram.

O primeiro balcão começou a funcionar em Julho de 2007. Desde essa altura, passaram pelas mãos dos funcionários da Casa Pronta mais de 95 mil processos, cujos valores são "substancialmente reduzidos" em comparação com os métodos tradicionais.

"Um processo simples de compra e venda custa 300 euros num balcão Casa Pronta, mas se for feito noutro local pode custar 600. Se for uma compra e venda associada a uma hipoteca falamos em 600 euros na Casa Pronta, comparativamente aos 900 ou 1000 euros que custaria no método tradicional", exemplificou António Figueiredo.

Além de implicar menos despesas, a Casa Pronta tem outras vantagens: "Há uma redução indireta dos custos na medida em que, sendo o processo feito num único momento e num único balcão, reduz-se o tempo que as empresas e os cidadãos dmoram nas diversas deslocações e nos tempos de espera".

Num único local, é possível fazer um contrato de compra e venda, pagar os impostos fazer os registos.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!