Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: ETEPA entrega de Diplomas do ano letivo 2017/2018 Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: ETEPA entrega de Diplomas do ano letivo 2017/2018

A Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense – ETEPA procedeu à entrega de diplomas aos alunos finalistas que terminaram a sua formação no ano letivo 2017/2018.

  • Educação
  • Publicado: 2019-05-20 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense – ETEPA procedeu à entrega de diplomas aos alunos finalistas que terminaram a sua formação no ano letivo 2017/2018.

A cerimónia teve lugar no passado dia 16, na Fábrica da Criatividade em Castelo Branco. Receberam os diplomas, aproximadamente, 3 dezenas de alunos dos Cursos Profissionais e dos Cursos de Educação e Formação ministrados naquela instituição de Ensino.

Segundo informação a que o DDCB teve acesso, a cerimónia de abertura contou com a presença de Sérgio Bento, Presidente da Direção da ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa. Para o dirigente, “o ensino profissional é um tipo de ensino que apresenta uma grande relevância nos planos curriculares, sendo uma verdadeira, real e eficaz alternativa aos planos curriculares mais comuns”. É por este motivo que, referiu o dirigente, “temos que adaptar os nossos cursos às novas realidades, temos que reinventar e temos que dar a possibilidade aos nossos alunos de continuarem a sua formação no ensino superior e para isso contamos, naturalmente, com o IPCB”. Na sua intervenção, Sérgio Bento reforçou ainda o “total apoio da ACICB ao trabalho desenvolvido pela ETEPA e pelo IPCB na procura de convergências que têm que ser necessariamente encontradas em prol do ensino profissional e do ensino superior”.

Por parte da ETEPA, o Diretor Pedagógico, João Ruivo, salientou o papel que esta instituição tem tido nos seus 27 anos de existência. “A ETEPA formou mais de 800 técnicos que enriqueceram o nosso tecido empresarial, 800 técnicos que continuaram a sua formação em instituições de ensino superior. Alguns deles que ocupam cargos de referência quer em empresas, quer em escolas”, indicou. Para o Diretor, “o ensino profissional já não é visto como um ensino de segunda. É entendido como uma verdadeira alternativa a aprendizagens mais teóricas e académicas. É um ensino que promove o sucesso dos alunos que têm competências mais operacionais e é um ensino que tem participado de forma muito ativa na qualificação dos técnicos das nossas empresas promovendo o desenvolvimento das economias locais”. Relativamente ao futuro, João Ruivo deu conta de que “ todos os estudos europeus apontam para que em 2020, 50% dos empregos vão requerer o nível médio de qualificação idêntico aquele que é atribuído nas escolas profissionais. É um desafio enorme e é para isso que esta escola se tem vindo a preparar. Temos uma maior aproximação ao mercado de trabalho, conhecemos melhor as necessidades do tecido empresarial local, temos um corpo docente jovem altamente qualificado, temos um corpo de funcionários com conhecimentos, com formação, temos uma elevada taxa de empregabilidade e/ou prosseguimento de estudos. Reunimos as condições para que no futuro consigamos responder a este desafio”, indicou.

Também presente na cerimónia, Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, lembrou a criação da ETEPA “em 1992 em que havia falta de profissionais com competências adequadas áquilo que eram as necessidades do meio empresarial. Hoje, felizmente, aquilo que nós observamos é que todas as escolas querem ter ensino profissional. Isso demonstra o sucesso das escolas profissionais, demonstra que há 30 anos estas escolas supriram algumas necessidades de técnicos qualificados mas que, na verdade, este é o caminho para fornecer recursos qualificados ao nosso mercado de trabalho. E esta é também a demonstração de que as escolas profissionais têm o seu espaço”. Nesse contexto, o autarca referiu que “é um prazer estar aqui convosco, estar neste ambiente, estar na ETEPA. É uma satisfação por perceber que a ETEPA tem sabido reinventar-se, tem sabido seguir os seus objetivos e têm-se adaptado áquilo que são as necessidades, em termos profissionais, do nosso meio empresarial e da nossa região”.

António Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco completou o painel de intervenientes na sessão de abertura. O dirigente referiu que “foram aqui lançados alguns desafios. Vemo-los como importantes para a nossa Instituição. Naturalmente que queremos continuar a colaborar com a ACICB e com a ETEPA no sentido de caminharmos juntos na qualificação dos portugueses e, em particular, na qualificação dos albicastrenses e, portanto, contem connosco para esse caminho”.

Além da cerimónia de abertura, António Fernandes apresentou uma palestra subordinada ao tema “Ensino Profissional: uma condicionante positiva na região”, onde deu a conhecer o IPCB e o enquadramento dos alunos da ETEPA nesse panorama relembrando a existência de um prémio que consiste numa bolsa de estudo de valor equivalente a um ano de propinas ao melhor aluno desta escola profissional que ingresse no IPCB.

Recorde-se que a ETEPA é uma escola profissional com 27 anos de atividade que é tutelada pela ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa.

PUB

PUB

PUB

PUB