Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 5 de junho de 2019

Câmara do Fundão lança campanha para a redução de plástico

Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara do Fundão entregou hoje garrafas de água reutilizáveis aos funcionários municipais com o objetivo de promover a redução do uso de plástico em todos os serviços desta autarquia do distrito de Castelo Branco.

 

 

A Câmara do Fundão entregou hoje garrafas de água reutilizáveis aos funcionários municipais com o objetivo de promover a redução do uso de plástico em todos os serviços desta autarquia do distrito de Castelo Branco.

Com a mensagem "estamos a mudar, menos plástico. Estou a diminuir a minha pegada ecológica", a campanha foi lançada hoje para coincidir com o Dia Mundial do Ambiente e é mais uma medida que se insere no "compromisso ambiental" e na "exigência cívica" assumida por este município.

"O Dia Mundial do Ambiente é o dia perfeito para podermos chamar a atenção das pessoas para os efeitos nefastos que a poluição tem nas nossas vidas e, de resto, nós temos colocado a questão do ambiente como a questão central. Queremos um ‘município verde' como marca diferenciadora", afirmou o vice-presidente da Câmara do Fundão, Miguel Gavinhos.

No total, serão distribuídas 500 garrafas, cerca de 350 para os trabalhadores e as restantes para outros munícipes.

A entrega simbólica na câmara foi feita ao início da manhã e cada uma das garrafas está personalizada com o nome do respetivo funcionário, que assim é interpelado para a necessidade eliminar o plástico na execução das suas tarefas e no consumo de água.

A autarquia acredita que esta iniciativa permitirá a redução global das cerca de 24 mil garrafas individuais de água que até agora eram consumidas ao longo do ano nos serviços.

Esta medida também visa ainda chamar a atenção para a qualidade da água da rede, pelo que foram colocados dispensadores em todos os edifícios do município.

Lembrando que a mudança de comportamentos é fundamental para a ajudar a proteger o ambiente, Miguel Gavinhos garantiu que a alteração de paradigma abrangerá igualmente os atos públicos da Câmara.

"Esta é uma grande preocupação que nós temos e que sentimos cada vez mais nas nossas terras, porque vemos o ambiente a mudar de dia para dia. Nós temos de fazer alguma coisa e temos essa obrigação, enquanto autarcas e enquanto cidadãos e é isso que estamos a fazer", acrescentou.

O vice-presidente referiu ainda que o Fundão é um dos municípios que, na terça-feira, assinou um protocolo de colaboração com a Secretaria de Estado do Ambiente e com a Agência Portuguesa do Ambiente que visa a implementação de boas práticas ambientais para melhorar a qualidade do ar.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!