Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 6 de junho de 2019

Câmara da Covilhã avança com limpeza nas ribeiras da cidade

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara da Covilhã deu início a uma intervenção de limpeza das ribeiras da Carpinteira e da Goldra, na cidade, bem como de várias linhas de água do concelho, num investimento superior a 300 mil euros.

A Câmara da Covilhã deu início a uma intervenção de limpeza das ribeiras da Carpinteira e da Goldra, na cidade, bem como de várias linhas de água do concelho, num investimento superior a 300 mil euros.

Os trabalhos já começaram e estarão concluídos até final de julho.

Está prevista a limpeza da totalidade da ribeira da Goldra e de algumas zonas da ribeira da Carpinteira, estando ainda prevista a ação nas linhas de água na Mata Nacional da Covilhã, conforme explicou hoje, no fim da reunião pública do executivo, o vereador com o pelouro do Desenvolvimento Rural e das Florestas, José Armando Serra dos Reis.

"Estamos a falar da limpeza e desobstrução dos cursos de água e do corte da vegetação que está a proliferar à volta das ribeiras, com especial incidência para as zonas ardidas", referiu, acrescentando que estão abrangidos alguns focos de poluição provocados pela deposição abusiva de lixo.

"Neste momento já não temos muitos vestígios de poluição por esgotos fabris. Isso está minimizado e é muito pouco. Infelizmente temos é ainda muito arraigado na população que as ribeiras são locais de despejo e aí temos todos de trabalhar para que isso acabe", afirmou.

O autarca deste município do distrito de Castelo Branco especificou que o investimento para esta empreitada é de 120 mil euros e resulta de uma candidatura apresentada à Agência Portuguesa do Ambiente que tem financiamento a 100%.

No âmbito do mesmo programa, a autarquia tem ainda aprovada uma intervenção nas linhas de água de algumas freguesias rurais do concelho, num valor global de cerca de 190 mil euros.

Esse investimento abrange trabalhos no rio Zêzere e afluentes situados na zona da freguesia do Barco, bem como a limpeza na ribeira do Paul/Cortes do Meio/Erada e ainda em pequenas linhas de água.

"Estamos a falar sobretudo das freguesias atingidas pelos incêndios mas também de algumas zonas que foram afetadas pela erosão provocadas pelos fogos", detalhou.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!