Rui Vieira Nery na Sertã par falar sobre si e sua obra

O musicólogo e historiador Rui Vieira Nery é o primeiro convidado da série de conversas «Grandes Contemporâneos», que o Município da Sertã irá promover ao longo dos próximos meses. A sessão com Rui Vieira Nery está agendada para o dia 28 de junho, pelas 21h30m, no Cine-Teatro Tasso.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-06-24 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O musicólogo e historiador Rui Vieira Nery é o primeiro convidado da série de conversas «Grandes Contemporâneos», que o Município da Sertã irá promover ao longo dos próximos meses. A sessão com Rui Vieira Nery está agendada para o dia 28 de junho, pelas 21h30m, no Cine-Teatro Tasso.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, explica em comunicado que estas conversas serão “uma oportunidade única para ver e ouvir personalidades distintas da sociedade portuguesa, que discorrerão sobre o seu percurso de vida e partilharão com o público alguns aspetos da sua esfera privada”.

Rui Vieira Nery abrirá esta série dos «Grandes Contemporâneos», com uma sessão preparada exclusivamente para o efeito e que o próprio apelidou de “Itinerários do fado português: das raízes populares ao circuito da world music”.

O convidado desta primeira sessão apresenta um extenso currículo, tendo-se notabilizado por ter sido um dos principais rostos da Candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade e pelo lugar de comissário das Comemorações do Centenário da República Portuguesa. Foi ainda secretário de Estado da Cultura, entre 1995 e 1997, e tem acumulado inúmeras distinções, como foi o caso da Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (atribuída em 2002 pelo Presidente da República) ou do recente Prémio Universidade de Coimbra 2018.

Professor da Universidade Nova de Lisboa e diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas (nesta fundação, foi também diretor-adjunto do Serviço de Música e diretor do programa Educação para a Cultura), Rui Vieira Nery é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorado em Musicologia pela Universidade do Texas, em Austin, EUA.

Visto como “uma referência da musicologia portuguesa”, Rui Vieira Nery é autor de uma vastíssima obra, onde se destacam livros como «Para uma História do Fado», «História da Música Portuguesa», «Para a História do Barroco Musical Português», «Amália Nossa» ou «Fado: Um Património Vivo». Foi também Consultor Principal da «Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX», editada em 2010.

Como crítico e colunista musical, colaborou nos semanários Expresso e O Independente. É colaborador regular da Antena 2, para a qual foi autor, entre outros, dos programas Sons Intemporais, Ressonâncias (com Vanda de Sá), Matrizes, e atualmente O Tempo e a Música. Participou em numerosos documentários radiofónicos e televisivos para a RTP, BBC, Radio France, NDR, Al Jazeera, TV Cultura e outras emissoras nacionais e internacionais. Foi consultor musical da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, da Régie Cooperativa Sinfonia e da Fundação de Serralves. De novembro de 1991 a junho de 1992 foi responsável pela conceção do projeto artístico do Centro de Espetáculos do Centro Cultural de Belém.

 

PUB

PUB

PUB

PUB