Diário Digital Castelo Branco - Legislativas2019: Conheça a cabeça de lista do PSD de Castelo Branco Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Legislativas2019: Conheça a cabeça de lista do PSD de Castelo Branco

Como o DDCB já adiantou Cláudia Sofia Farinha André é a cabeça de lista do PSD no distrito de Castelo Branco, para as eleições legislativas a realizar no próximo dia 6 de Outubro.

  • Região
  • Publicado: 2019-07-09 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Como o DDCB já adiantou Cláudia Sofia Farinha André é a cabeça de lista do PSD no distrito de Castelo Branco, para as eleições legislativas a realizar no próximo dia 6 de Outubro.

A geógrafa, professora e vereadora da Câmara Municipal da Sertã é assim a escolha de Rui Rio, presidente do PSD, para liderar a lista distrital às legislativas de 2019.

Licenciada em Geografia, via ensino, pela Universidade de Coimbra, Cláudia André, leciona, atualmente, no Agrupamento de Escolas de Oleiros tendo já lecionado em várias escolas do distrito de Castelo Branco, nos concelhos da Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Sertã. A social-democrata frequentou e concluiu, ainda, os anos curriculares dos mestrados de Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade de Coimbra e de Gestão Escolar pelo Instituto Politécnico de Leiria.

A sertaginense, agora proposta para candidata a deputada à Assembleia da República, foi eleita em 2005, deputada municipal na Assembleia Municipal da Sertã, lugar que deixou em 2009 para integrar o Executivo Municipal. Ao longo dos seus dois primeiros mandatos (2009-2017) assumiu funções de vereadora com os pelouros da Cultura, Ação Social, Educação e Turismo. Tendo ainda entre 2009 e 2013 assumido o pelouro da Floresta. Atualmente é, por opção da própria, vereadora sem pelouros. Ao longo dos anos e enquanto vereadora ficou responsável pela implementação e coordenação de vários projectos como a Comissão de Protecção da Pessoa em Situação de Vulnerabilidade; o Plano Estratégico do Concelho da Sertã; o Conselho Municipal de Juventude; o Plano de Ação do Conselho Local de Ação Social; o Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã; a Maratona da Leitura; a Associação de Produtores da Sertã – Certificação de produtos endógenos; a Romaria de São Nuno de Santa Maria; o Transporte a Pedido; a INSER – Incubadora Social da Sertã entre muitos outros.

Ainda no seu percurso profissional se destaca a presidência Conselho de Administração da Prazilândia – Turismo e Ambiente, E.M. no ano de 2018.

Dentro do partido que representa, PSD, Cláudia André foi eleita vogal da Comissão Política Nacional em Fevereiro de 2018. Dois meses depois integrou o Concelho Estratégico Nacional, onde atua como porta-voz para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto. Área temática que tem David Justino, vice-presidente do partido, como coordenador.

PUB

PUB

PUB

PUB