Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: 40 anos do ensino politécnico em Portugal editados em livro Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: 40 anos do ensino politécnico em Portugal editados em livro

A RVJ Editores, com sede em Castelo Branco,  apresentou, no passado dia 8 de julho, em Lisboa, no Teatro Thalia, o livro "40 Anos, Ensino Superior Politécnico, Caminhos percorridos e a percorrer...".

  • Educação
  • Publicado: 2019-07-09 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A RVJ Editores, com sede em Castelo Branco,  apresentou, no passado dia 8 de julho, em Lisboa, no Teatro Thalia, o livro "40 Anos, Ensino Superior Politécnico, Caminhos percorridos e a percorrer...".

A obra da autoria de Joaquim Mourato, ex-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (cargo que exerceu durante dois mandatos), teve como editor o jornalista e diretor do Ensino Magazine, João Carrega, tendo o apoio do Santander Universidades e do próprio Ensino Magazine.

O livro foi apresentado pelo antigo secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Lourtie, numa cerimónia presidida pelo atual Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

O evento contou com a presença de dois antigos ministros (Eduardo Marçal Grilo e Correia de Campos), da presidente do Conselho Nacional de Educação (Maria Brederode dos Santos), do Diretor Geral de Ensino Superior (João Queiroz), e presidentes e vice-presidentes de politécnicos, reitores de universidades, autarcas e muitos docentes/investigadores.

Com uma cuidada e documentada avaliação sobre o progresso do ensino politécnico no nosso país e aquilo que ele representa, sobre várias perspetivas, não só a formativa, mas também de desenvolvimento e coesão territorial esta obra surge inserida nas comemorações dos 40 anos do ensino politécnico no nosso país, e estará em evidência no Congresso que o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) realizará em novembro.

O livro apresenta o testemunho de todos os presidentes do CCISP (António de Almeida Costa, João Duarte Silva, Luís Soares, Luciano de Almeida, João Sobrinho Teixeira, Nuno Mangas e Pedro Dominguinhos), tendo o prefácio de Jon File, director do Development and Consultancy Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS) da Universidade de Twente, e o posfácio de João Carrega, diretor do Ensino Magazine e editor da obra.

O livro está estruturado em sete capítulos, "onde se procura traçar a evolução do ensino superior politécnico em Portugal. Afinal, conhecer um pouco do caminho percorrido, bem como apontar, modestamente, orientações e opiniões sobre os caminhos a percorrer", refere Joaquim Mourato na sua nota introdutória.

PUB

PUB

PUB

PUB