Diário Digital Castelo Branco - Universidade Sénior de Idanha-a-Nova inicia novo ano com 250 alunos Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Universidade Sénior de Idanha-a-Nova inicia novo ano com 250 alunos

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova (USIN) já iniciou o novo ano letivo, com aulas em cinco polos: Idanha-a-Nova, Medelim, Penha Garcia, São Miguel de Acha e Toulões.

  • Educação
  • Publicado: 2019-10-15 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova (USIN) já iniciou o novo ano letivo, com aulas em cinco polos: Idanha-a-Nova, Medelim, Penha Garcia, São Miguel de Acha e Toulões.

Nesta fase inicial, a USIN já envolve mais de 250 alunos e cerca de 20 disciplinas, estando previsto o seu alargamento ainda este ano a mais localidades do concelho de Idanha-a-Nova.

As aulas da USIN têm frequência gratuita e a instituição é coordenada pela Filarmónica Idanhense em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Juntas de Freguesia do concelho, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, e outras entidades locais.

Com uma forte componente musical, a USIN continua a assumir-se como uma resposta social e cultural diferenciadora, que tem vindo a valorizar fortemente as dinâmicas culturais de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música.

"A Universidade Sénior é fruto do empenho inexcedível dos seus coordenadores, dos professores e dos alunos que a integram. É um projeto que cresce a cada ano por aproveitar o melhor que temos no nosso território: a nossa herança histórico-cultural e o talento das nossas gentes", afirma o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

Este ano a oferta formativa foi consolidada com aulas de Informática, Artes e Ofícios, Relações Interpessoais, Canto Tradicional e Inglês em todas os polos. Por outro lado, surgem pela primeira vez novas disciplinas como Formação Musical, Comunicação Social e Cidadania.

A USIN mantém como coordenadora Carla Costa, presidente da Filarmónica Idanhense, e como diretor artístico João Abrantes, para quem este é projeto importante na valorização da cultura local, mas também na promoção da aprendizagem ao longo da vida e na partilha de conhecimentos entre gerações.

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova continua a aceitar inscrições de novos alunos, sendo dirigida a quem tem 50 anos ou mais. Tem oferta formativa nas áreas da música (formação e instrumentos) e do canto; artes e ofícios; teatro; informática; inglês; relações interpessoais; comunicação social; liturgia; ginástica de manutenção; cidadania; economia doméstica; entre outras.

PUB

PUB

PUB

PUB