Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Escola Agrária acolhe Seminário Internacional sobre Mobilidade Urbana Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Escola Agrária acolhe Seminário Internacional sobre Mobilidade Urbana

A Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai acolher, de 13 a 14 de novembro, o Seminário Internacional do Projeto Move_Aged.

  • Educação
  • Publicado: 2019-11-06 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai acolher, de 13 a 14 de novembro, o Seminário Internacional do Projeto Move_Aged.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, este Seminário junta investigadores de diferentes áreas científicas (Sociologia, Geografia, Demografia, Atividade Física, Saúde, Arquitetura, Engenharia Civil, Sistema Informação Geográfica) dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda e das Universidades de Navarra e de Palermo.

O programa do seminário inclui sessões de trabalho da equipa de investigadores, no dia 13 no período da tarde e sessões abertas ao público na manhã de dia 14 de novembro, onde será apresentado o Projeto Move_Aged pelo seu coordenador, professor Juan José Pons Izquierdo, docente da Universidade de Navarra.

Segue-se um painel sobre “Envelhecimento e Mobilidade” com a participação de Miguel Padeiro (docente da Universidade de Coimbra e especialista em mobilidade e envelhecimento e a sua dimensão territorial); Carolina Vila-Chã (docente do Instituto Politécnico da Guarda e especialista em Saúde dos Idosos - Atividade Física) e dos restantes elementos da equipa do projeto.

Um segundo painel sobre “Autarquias, Mobilidade e Envelhecimento” contará com a participação dos representantes das autarquias onde decorreram os trabalhos de campo em Portugal.

Esta sessão aberta é dedicada a investigadores da área do envelhecimento, técnicos de autarquias nas áreas da mobilidade e planeamento urbano e a estudantes interessados na temática.

O Projeto Move_Aged resulta de uma candidatura da Unidade de Investigação do IPCB e da Universidade de Navarra sobre envelhecimento (Age.Comm), que foi aprovada pelo CENIE (Centro Internacional sobre o Envelhecimento) com suporte financeiro da Fundación General CSIC e do Interreg/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O objetivo principal deste Projeto é avaliar o impacto das estruturas de mobilidade urbana vertical (rampas, elevadores, escadas rolantes situadas na via pública) na mobilidade, autonomia e participação social das pessoas idosas, particularmente nos bairros com elevados desníveis topográficos. Neste Seminário serão apresentados alguns dos resultados finais do Projeto Move_Aged, nomeadamente, dados recolhidos em algumas cidades da Península Ibérica (com dados da Covilhã e Guarda, no caso português), bem como o levantamento feito do território com base em ferramentas dos sistemas de informação geográfica).

A inscrição no Seminário é gratuita, mas deverá ser efetuada até 11 de novembro no site do evento https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-seminario-internacional-do-projeto-move-aged-78015477393

 

PUB

PUB

PUB

PUB