Comissão Vitivinícola da Beira Interior promove 1° concurso de gastronomia e vinhos

A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) vai organizar o 1.º Concurso de Gastronomia e Vinhos daquela região, com o objetivo de promover o "casamento" dos vinhos com a gastronomia local. 

  • Economia
  • Publicado: 2020-02-06
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

O evento surge pela necessidade de "preencher uma lacuna em termos de ‘casamento'" entre os vinhos produzidos localmente e a gastronomia, segundo o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós.

A iniciativa também pretende ser um incentivo para que as unidades de restauração locais "mudem um bocadinho a maneira como olham para os vinhos da Beira Interior", onde existem "vinhos de grande qualidade", disse o responsável, na conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada hoje no Solar do Vinho, na Guarda.

Rodolfo Queirós anunciou que o júri do concurso, presidido por Fernando Melo, crítico de vinhos e de gastronomia, será constituído por 14 elementos.

Fernando Melo, também presente no encontro com os jornalistas, referiu que o júri da iniciativa "vai viajar pelos restaurantes [que participam no concurso], que vão ser previamente contactados".

O responsável valoriza a iniciativa da CVRBI por permitir divulgar os vinhos e a gastronomia.

"Com isto, o que se vai conseguir é que os próprios produtores [de vinho] se vão aproximar dos restaurantes", pois são eles que escolhem o vinho que vão servir, adiantou.

O concurso, que abrange 20 municípios da Beira Interior, envolve a totalidade do distrito de Castelo Branco e os concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, no distrito da Guarda.

O concurso tem as categorias de "Cozinha regional/tradicional", "Cozinha criativa/evolutiva" e "Cozinha Europeia e do mundo".

Os restaurantes interessados em participar no 1.º Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior devem fazer a inscrição, que é gratuita, até ao dia 02 de março, junto da CVRBI.

Os vários prémios a atribuir serão divulgados e entregues na Gala dos Vinhos da Beira Interior, a realizar no dia 09 de maio, em local a definir pela organização.

No final do concurso, a CVRBI vai elaborar um guia dos restaurantes da região, o que constituirá "uma mais-valia grande para a própria restauração", disse Rodolfo Queirós.

O concurso insere-se na estratégia de promoção do enoturismo na região da Beira Interior, onde foi recentemente criada a Rota dos Vinhos da Beira Interior.

A CVRBI, com sede no Solar do Vinho, na Guarda, já promove, em colaboração com o NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda e a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), um concurso de vinhos da Beira Interior, que em 2019 conheceu a sua 12.ª edição.

Aquela entidade abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde possui mais de 60 associados, sendo quatro adegas cooperativas.

PUB

PUB

PUB