Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Alunos do AE Afonso de Paiva apurados para Fase Intermunicipal de Leitura em Concurso Nacional Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Alunos do AE Afonso de Paiva apurados para Fase Intermunicipal de Leitura em Concurso Nacional

Dando continuidade ao trabalho de promoção da leitura desenvolvido no agrupamento, as Bibliotecas Escolares e os Docentes de 1º Ciclo e de Português do AE Afonso de Paiva, promoveram novamente o Concurso Nacional de Leitura. 

  • Educação
  • Publicado: 2020-02-12 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, a professora bibliotecária Carla Nunes reforça que “através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas. Através dos livros e das histórias descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das ideias, vivências e sonhos”. 

Na fase escolar, a primeira das quatro fases, decorrida em janeiro, aproximadamente sete dezenas de alunos do 1º ciclo (3º anos) e uma centena do 2º ciclo (5º e 6 anos) do AE Afonso de Paiva participaram mais um ano neste concurso de leitura que é já presença habitual nas atividades promovidas pelas bibliotecas escolares do agrupamento. Foram realizadas provas, com recurso à gamificação, utilizando a aplicação Kahoot, e os Tablet das bibliotecas, sobre os livros escolhidos para leitura, a saber: “A árvore dos rebuçados” de Rosário Alçada Araújo (1º ciclo) e “Escola das Artes 1- A União faz a Força” de Sara Rodi (2º ciclo), havendo ainda lugar a leituras expressivas em voz alta para atribuição de lugares. Desta fase foram apurados, com distinção, oito alunos, quatro de cada ciclo, para representarem o agrupamento na fase municipal designadamente: 


 

Categoria 1º ciclo:

Alexandre dos Santos (EB S. Tiago)

Alícia Rebordão (EB Mina)

Dinis Araújo (EB Afonso de Paiva)

Mafalda Domingues (EB Afonso de Paiva)

 

Categoria 2º ciclo:

Lara Neves (EB Afonso de Paiva)

Laura Nogueira (EB Afonso de Paiva)

Luís Gama (EB Afonso de Paiva)

Matilde Lourenço (EB Afonso de Paiva)

Todos tiveram magníficas e valiosas participações, muito honrando e dignificando o Agrupamento Afonso de Paiva na segunda fase, decorrida no dia 5 de fevereiro na biblioteca municipal de Castelo Branco e foram dois os alunos que venceram e passaram à fase seguinte, a intermunicipal, em representação do município de Castelo Branco, ambos na categoria 2º ciclo, no próximo dia 22 de abril, também na biblioteca municipal da cidade. Foram eles: Laura Nogueira e Luís Gama. Parabéns a eles e a todos os nossos pequenos grandes leitores!

Nesta 14ª edição, o Concurso Nacional de Leitura (CNL), iniciativa da responsabilidade do PNL2027 à qual a RBE se associa, tem como destinatários os alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada e escolas portuguesas no estrangeiro que a ele aderirem, mantendo o objetivo central de estimular o gosto e o prazer de ler para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

PUB

PUB

PUB

PUB