Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: AE Afonso de Paiva promove "Juntos por uma Internet Melhor" Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: AE Afonso de Paiva promove "Juntos por uma Internet Melhor"

A data do Safer Internet Day (SID) - Dia da Internet + Segura - é uma iniciativa da rede Insafe, com o apoio da Comissão Europeia, assinalada um pouco por todo o mundo com atividades em mais de 140 países, procurando contribuir para a criação de uma internet melhor para todos, especialmente para os mais jovens.

  • Educação
  • Publicado: 2020-02-18 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em 2020, o Dia da Internet Mais Segura teve lugar no dia 11 de fevereiro e o tema foi "Juntos por uma Internet melhor".

Sabendo que a escola tem um papel central no esforço coletivo de contribuir para uma Internet mais segura, formando gerações para a prevenção dos riscos, o Agrupamento (AE) de Escolas Afonso de Paiva, numa iniciativa conjunta das Bibliotecas Escolares e do Grupo de Docentes de Informática, associou-se mais um ano a esta iniciativa e promoveu ações de sensibilização para os alunos do 3º e 4º ano das escolas básicas Afonso de Paiva, Mina e S. Tiago no sentido de assinalar o dia e contribuir para uma navegação mais segura, promovendo a literacia digital. Nas sessões com as turmas de 4º ano desenvolvidas na biblioteca escolar Afonso de Paiva, orientadas pela professora bibliotecária Carla Manuela Nunes, os alunos mostraram-se muito recetivos, atentos e participativos, colocando muitas questões e envolvendo-se ativamente ao longo da sessão informativa e de sensibilização para navegar com maior segurança na internet, dando realmente sentido ao mote “Juntos por uma Internet melhor!”. Nas sessões envolvendo cerca de uma centena de alunos, e em pequenos grupos, foram abordados os temas da privacidade, riscos e ameaças, com conselhos e recomendações sobre as formas como podem proteger-se, do cyberbullying, entre outros, procurando-se sensibilizar para os temas que mais nos preocupam: os riscos e ameaças que estão à espreita durante a navegação on-line. Em cada sessão os alunos puderam realizar um jogo sobre o tema, através da aplicação “Pisca Mega Quiz”, com recurso aos tablet e no final foi distribuído um jogo “Quantos Queres” alusivo, para os alunos construírem e jogarem na turma. Nas sessões com as turmas de 3º ano, envolvendo cerca de cinquenta alunos, orientadas pelos Docentes de Informática Júlio Diamantino e Tiago Sousa, os alunos visionaram um pequeno vídeo sobre segurança e privacidade na internet, seguido de um pequeno debate/ esclarecimento sobre passwords, jogos em linha e regras de segurança, sendo apresentadas algumas dicas para aumentar a segurança on-line. No final de cada sessão foi igualmente distribuído um jogo “Quantos Queres” alusivo.

Esta foi mais uma atividade articulada entre bibliotecas escolares e docentes do agrupamento, que visam motivar os alunos para as temáticas que incentivem à utilização segura e responsável das tecnologias e ambientes digitais, procurando prepará-los para uma presença digital em segurança, contribuindo para a prevenção e o combate ao cyberbullying e para o desenvolvimento das literacias digital e dos média.

PUB

PUB

PUB

PUB