Castelo Branco: João Ramalho é o novo presidente da APEFCB

Os novos órgãos sociais da Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (APEFCB), tomaram posse no dia 12 de março, no Edifício da Lagoa, na Zona de Lazer de Castelo Branco, para o triénio 2020/2023. 

  • Educação
  • Publicado: 2020-03-22 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A mesa da Assembleia Geral, constituída na sua totalidade por professoras, é presidida por Magda Rocha que é acompanhada por Lurdes Vitória, que mantém o cargo de vice-presidente, e Ana Dias, que secretariará as Assembleias Gerais.

O Conselho Fiscal é liderado por Rui Perquilhas, sócio fundador que, ao longo dos trinta anos de vida da Associação, tem desempenhado vários cargos. Integram ainda o Conselho Fiscal Pedro Coelho e Carlos Martinho, associados com experiência no associativismo e que também pertenceram a anteriores direções e a este órgão.

A Direção é constituída por cinco associados, quatro dos quais pertenceram à direção que esteve à frente dos destinos da APEFCB até novembro de 2018. Assim, este órgão é liderado por João Ramalho que é acompanhado por Pedro Feliciano, vice-presidente, Jorge Cardoso, tesoureiro, Maria de Jesus Martins, secretária, e Paulina Coelho, estreante que ocupa o cargo de vogal.

Motivados e empenhados para desenvolver os cargos para os quais foram eleitos, apresentam um plano ambicioso, centrado nas áreas da Educação, Desporto, Saúde e Exercício Físico, sustentado pela continuidade de uma série de iniciativas desenvolvidas anteriormente, que contribuíram para a valorização e reconhecimento da Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco e seus associados junto da comunidade local e a nível nacional.

A nova direção pretende manter uma forte aposta na formação dos profissionais de Educação Física, estando programada a promoção de ações de formação creditadas em diversas áreas, em parceria com o Centro de Formação, workshops destinados à comunidade e uma nova edição do projeto “Aqui Nós Fazemos Assim”.

Aproveitando a ligação que a APECB estabeleceu ao longo dos anos com as instituições de diversas áreas, a direção tem a intenção de estabelecer parcerias para a organização de atividades dirigidas à comunidade, nomeadamente iniciativas com o objetivo de sensibilizar as pessoas para os benefícios da prática regular de atividade física, realçando a necessidade de a mesma ser feita de forma controlada. Destas atividades, destaca-se a continuidade do Programa “Acerte o Passo”, projeto desenvolvido em parceria com a autarquia albicastrense que, ao longo dos anos, tem tido um papel importante na alteração do estilo de vida de muitos albicastrenses. Propõe-se ainda celebrar datas comemorativas relacionadas com a atividade física e saúde, nomeadamente o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial do Coração. 

A participação no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, a participação em conferências relacionadas com a “Educação, Desporto, Exercício Físico e Saúde”, a colaboração com as Unidades de Saúde e Agrupamentos de Escolas no desenvolvimento de atividades e o apoio às autarquias no planeamento e implementação de projetos relacionados com equipamentos desportivos fazem também parte do plano.

Na área associativa, como membro do Conselho Nacional das Associações Profissionais de Educação Física (CNAPEF), a APEFCB procurará ter uma participação ativa nas reuniões de âmbito nacional, procurando contribuir na discussão e resolução dos problemas que envolvem a classe. Ainda no âmbito do CNAPEF, a nível regional, será o organismo responsável pela aplicação dos instrumentos concebidos pelo CNAPEF para balanços ou diagnósticos ao nível da Educação Física e Desporto Escolar.

No conjunto de atividades projetadas está também contemplada a área social, estando previstas atividades direcionadas para os associados e seus familiares, nomeadamente a participação em passeios pedestres, a comemoração do aniversário da APEFCB e a organização de torneios sociais.

Ao longo deste mandato, a comunidade pode contar com a APEFCB, assim como a direção conta com a colaboração dos seus associados e instituições a nível distrital para a implementação e desenvolvimento do seu plano de ação.

PUB

PUB

PUB

PUB